Avisar sobre conteúdo inadequado

5/10/2015

Sabias que a forma do copo determina o sabor do vinho?

É de conhecimento geral que diferentes vinhos pedem diferentes formas de copo, que existem características específicas que favorecem a degustação do vinho, mas, até agora não havia notícia de que a forma do recipiente pudesse modificar o sabor do mesmo vinho.

Esta é a conclusão a que chegou um grupo de cientistas japoneses, depois de terem analisado o vapor de...

2/10/2015

Terras de Vinho – Setúbal, Alentejo e Algarve

As terras de vinho no Sul do país são vastas e diferenciadas. Desde a Península de Setúbal, passando pelos cerca de vinte mil Hectares de vinha cultivada no Alentejo, até ao Algarve e as suas três mil horas anuais de sol, este território de vinho não é maioritariamente plano.

O Alentejo compreende uma grande variedade de solos, e portanto de castas, que alternam ...

28/09/2015

Quanto tempo posso conservar o vinho branco?

 

 Para conservar o vinho branco durante o maior tempo possível e saber qual o momento em que deve ser consumido, é importante conhecer algumas das características do vinho como a sua acidez e o nível de açúcar.

Os vinhos brancos, tal como os tintos, podem ser conservados durante vários anos, no entanto, é preciso ter em conta a sua natureza e qualidade para que...

25/09/2015

Terras de Vinho – As ilhas dos Açores e da Madeira

O Vinho da Madeira, também conhecido como generoso madeirense, ou Vinho de Torna-Viagem é produzido na Ilha da Madeira há mais de 500 anos.

Os barcos que saíam da ilha carregados de vinho, considerado de 3ª categoria, tornaram possível descobrir as poderosas consequências da fermentação. O vinho, guardado nos porões dos veleiros durante mais de um ano,...

21/09/2015

Whisky canadiano; de regular a bastante melhor

Ainda que a nossa série de viagens verse quase sempre sobre vinhos, hoje é a vez do whisky canadiano. Durante muito tempo instalou-se a ideia, não se sabe se totalmente errada, de que os whiskies canadianos não possuíam grande qualidade. No entanto, algo parece ter-se modificado e graças aos novos tratamentos de estrutura complexa.

Antigamente, o whisky canadiano era...

18/09/2015

3 cocktails para aliviar a ressaca

Verão, arraiais, festas...Se pretendes evitar ressacas procura opções que te permitam voltar a hidratar o teu corpo e a dar-lhe a energia que necessita. Hoje, trazemos 3 propostas de cocktails para aliviar a ressaca, caso tenhas exagerado na noite de ontem.

Banana Blitzer

Esta receita contém banana, rico em potássio, assim como leite de amêndoa que fornece uma...

14/09/2015

Os novos empregos relacionados com o vinho

O aumento de consumo de vinhos em todo o mundo fez surgir novos empregos e portanto, novos empregados, para benefício das novas gerações. Tal como acontece em outros mercados, também no vinho, a tecnologia tem presença nesta nova procura. São tão necessários enólogos, como social media.

Um destes empregos é o de blogger community manager, que fornece apoio ao...

11/09/2015

O cocktail Yuzu Julep traz sabor a Japão

O Yuzo é um fruto amargo, algo azedo e cítrico, com muito aroma. É um pouco mais pequena do que uma bola de bilhar e utiliza-se o seu sumo como ingrediente de acidez. É principalmente conhecido, e bastante valorizado, na cozinha tradicional asiática.

O aroma deste fruto é tão agradável que alguns japoneses o adicionam à elaboração de perfumes e inclusive,...

7/09/2015

Apaixona-te ou bebe vinho e sê feliz!

Segundo um estudo da Universidade de Neurociência de Birmingham, existem semelhanças entre o que sentimos ao consumir álcool e quando estamos apaixonados. Este estudo afirma que ao beber de mais adoptamos o mesmo comportamento de uma pessoa apaixonada e a responsável é a “hormona do amor”; a oxitocina.

A oxitocina funciona como um processo químico cerebral muito...

4/09/2015

O champanhe deixa de ser um segredo para ti

Quando bebemos cava ou champanhe, reparámos na informação que aparece na etiqueta, assim como nas borbulhas que vemos nas garrafas. Alguns dos termos podem ser desconhecidos, porém, graças aos dados que aqui hoje publicamos, o champanhe já não será um segredo para ti.

O sabor doce do champanhe

Existe uma série de palavras que habitualmente são utilizadas ...