Avisar sobre conteúdo inadequado

5 perguntas, que (talvez) fazes sobre vinho

{
}

 TAGS:Hoje, em vez de um longo discurso sobre um tema teórico, vamos dar-vos algumas respostas sobre temas relacionados com o vinho. 5 perguntas que (talvez) fazes sobre vinho.

  • A que temperatura deve ser servido o vinho? Existe um copo indicado para cada vinho? Confirma as respostas e envia-nos as tuas perguntas, de certeza que temos tema de sobra para vários artigos...A que temperatura se serve o vinho? Esta é fácil: a temperatura ambiente., tal como sempre se disse. De forma que, se a tua casa é antiga (paredes de pedra, sem aquecimento nem isolamentos de janelas) serve o vinho a temperatura ambiente. Mas, se a tua casa é moderna podes usar a regra dos 20 minutos. Se se trata de vinho tinto, põe a garrafa no frigorífico 20 minutos antes, se é vinho branco, tira-o do frigorífico 20 minutos antes de o servir.
  • O sabor de um vinho a diferentes temperaturas é realmente diferente? Num vinho quente, o álcool e o açúcar tendem a acentuar-se. Um vinho mais frio parece mais ácido e seco. Mas claro que se tratam de perceções, porque o vinho não contem mais ou menos álcool (assim como acidez e nível de açúcar) a diferentes temperaturas. Por essa razão, um vinho a temperatura correta será sempre mais equilibrado e como tal mais agradável.
  • Quão seco é um vinho seco ou semi-seco? Muito...ou pouco, segundo o teu parecer. Porque a verdade é que não existe nenhuma pauta universal para classificar os vinhos de uma determinada forma. Alguns aceitam semi-seco (ou semi-doce) como sendo aquele vinho que tem entre 6 a 14g de açúcar por litro, outros, aqueles que têm entre 18 a 45g... Na verdade os cavas semi-secos são bastante doces em relação aos Brut, de modo que a melhor maneira de o saber e elaborar conclusões é provar cada um dos vinhos.
  • Quais os vinhos tintos que têm mais taninos? Circula por aí a lenda urbana de que os vinhos Cabernet Sauvignon são os mais tânicos e de que os vinhos de Touriga Nacional são os que contêm menos taninos...e isso é...mentira! É realmente verdade que existem uvas como a Cabernet Sauvignon e a Pinot Gris (ou Pinot Grigio em Itália) que, em igualdade de condições, têm maior quantidade de taninos. Porém, um vinho não se faz apenas com uvas, outros fatores como o solo, o clima, a poda, o processo de elaboração e o envelhecimento têm uma enorme influência no produto final.
  • Existe um copo indicado para cada vinho? Pois sim...e não. Se consomes vinho de mesa, de barril, tanto faz o copo. Mas com os vinhos de qualidade é possível apreciar diferenças. É preferível beber os vinhos com elevada quantidade de álcool em copos largos e grandes, para que o álcool possa arejar (e dispersar o seu aroma) antes de chegar ao nariz e ser mais agradável. Um Moet Chandon Brut Impérial 2000 prefere um copo flûte para que as borbulhas não se dissipem.

Que vinho compro na Uvinum? 

 TAGS:Esporao Tinto Reserva 2010Esporao Tinto Reserva 2010

Esporao Tinto Reserva 2010

 

 

 TAGS:Quinta de Chocapalha Vinho Tinto 2009Quinta de Chocapalha Vinho Tinto 2009

Quinta de Chocapalha Vinho Tinto 2009

Tens dúvidas? Pergunta-nos.

{
}
{
}

Deixe seu comentário 5 perguntas, que (talvez) fazes sobre vinho

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name