Avisar sobre conteúdo inadequado

Como abrir Cava e Champanhe

{
}

 TAGS:Existe alguma coisa mais fácil do que abrir uma garrafa de cava? Bom, por vezes tudo se complica, além de que, tal como em quase tudo,há um modo standard para abrir as garrafas de Champanhe. Esqueçam as rolhas em voo e a cascata de espuma, isso é para os pilotos de Fórmula 1. Se aquilo que pretendem é saborear uma boa garrafa de espumante, a forma correta é a seguinte:

Os espumantes são imprevisíveis, de modo que é melhor não apontar nunca na direção de outras pessoas, tal como a vidros e peças de louça (ainda que seja uma prenda non grata). Os vinhos espumantes são conservados à pressão, como tal, os acidentes podem suceder. Toma precauções.

A primeira coisa a fazer é retirar o arame que sustenta a rolha da garrafa de espumante. Para isto, deves segurar na rolha com uma mão, enquanto a outra abre o arame e o selo. Antes deves secar a garrafa e retirar o arame com a garrafa apoiada numa mesa, desta forma evitas que o líquido seja agitado por vibrações e, como tal, que a espuma saia.

É mais fácil abrir garrafas frias do que aquelas que estão mornas ou quentes, e evidentemente, o sabor é consideravelmente melhor. Certifica-te que a tua garrafa de champanhe ou cava se encontram à temperatura correta, entre 6º e 9ºc. Para a arrefecer, e melhor do que um frigorífico, é colocá-la num balde carregado de gelo e água. Sempre tendo o cuidado de que a garrafa se mova o menos possível.

 TAGS:Uma boa forma de retirar a rolha é inclinando ligeiramente a garrafa e fazendo-a girar lentamente enquanto mantemos a rolha agarrada, e não ao contrário. Se fazes girar a rolha corres o risco de que se parta, e deste modo, além de o evitar, utilizas menos força porque a garrafa serve mais de alavanca do que as tuas mãos.

Uma vez que a rolha começa a subir, e enquanto a continuas a segurar com o resto da mão, utiliza o polegar para a ajudar a subir.

Evitar o ruído ao abrir a garrafa, é considerado o cúmulo da elegância, para o conseguir deves reter a tampa tanto quanto possas, para que se abra o mais lentamente possível. Das garrafas bem abertas, que apenas emitem um som suave diz-se que deram um "suspiro de prazer". Porém, o ruído também deve existir, de modo a podermos confirmar que o espumante se encontra nas suas melhores condições, já que a falta de ruído é sinónimo de que o gás carbónico desvaneceu.

Serve o espumante imediatamente. Um bom truque para que este se mantenha fresco e com espuma mais persistente consiste em arrefecer previamente os copos/taças em gelo, ou no congelador.

Depois...o melhor é praticar. Para isso recomendamos-te dois bons espumantes para que te divirtas a abrir garrafas.

 TAGS:Privat Mirgin Brut Nature 2008Privat Mirgin Brut Nature 2008

Privat Mirgin Brut Nature 2008: Um cava com base de Chardonnay, com pequenas quantidades de outras uvas que exprimem o melhor de cada colheita. Um espumante saboroso, complexo e simplesmente genial.

 

 

 TAGS:Taittinger Brut RéserveTaittinger Brut Réserve

Taittinger Brut Réserve: Um dos espumantes clássicos de Champagne mas ainda desconhecido, ao contrário dos Moët&Chandon ou dos Veuve Clicquot. Suave e elegante.

{
}

Álbum de fotos de Como abrir Cava e Champanhe

2 about 2

Ver fotos de Como abrir Cava e Champanhe

Deixe seu comentário Como abrir Cava e Champanhe

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name