Avisar sobre conteúdo inadequado

Como alternar vinhos no jantar do fim de ano

{
}

 TAGS:undefinedEstá a chegar uma festa muito especial em que a protagonista é a gastronomia e o vinho é o eixo das reuniões de família e dos amigos. Já podes começar a escolher os teus vinhos para o Natal. Se pretendes que este jantar seja fantástico, escolhe qualidade e variedade, certamente terás recompensa.

Peixe, carne, sobremesas... no Natal comemos em demasia e de modo variado, é por essa razão que devemos alternar os vinhos, especialmente no jantar do fim de ano, que, habitualmente, se alarga.

Do branco ao tinto. É o modo tradicional de os alternar e como costumam ser organizados em algumas provas. Normalmente, esta estrutura relaciona-se com os pratos que comemos, pois o costume é o de começar com petiscos, sopas e peixe e, como tal, os vinhos brancos são os preferidos.

Acém, peru ou leitão, costumam servir-se como segundo prato o que abre as possibilidades à entrada de um tinto encorpado e redondo que intensifique os sabores. Muitas vezes, serve-se um branco e dois ou três vinhos tintos.

Do seco ao doce. Tudo depende da ementa mas o jantar também pode começar com vinhos brancos ou tintos e depois passar aos vinhos doces, como o moscatel, para as sobremesas. A combinação dos vinhos secos com o primeiro e segundo prato será muito melhor se for harmonizada adequadamente. Os vinhos mais suaves e doces (que as uvas brancas enaltecem) combinam perfeitamente com o leite-creme, o arroz-doce e as rabanadas e deste modo a digestão é facilitada.

Por protocolo. O primeiro vinho costuma ser aberto e provado pelo anfitrião, ainda que este possa dar a honra a um dos seus convidados. Uma vez aberta, a garrafa pode ser deixada na mesa ou numa mesa auxiliar para ir servindo à medida que os copos se esvaziam. Os primeiros copos servem-se meados e depois então, que cada se sirva a seu gosto. O protocolo diz que os vinhos brancos e os rosés devem ser servidos em primeiro lugar e a 10ºc de temperatura, 20ºc para os tintos. Xerez, vinhos doces, champanhe ou cava, 8ºc aproximadamente.

Já tens vinho para o jantar do fim de ano? Nós recomendamos:

 TAGS:Quinta do Noval Late Bottled Vintage 2006Quinta do Noval Late Bottled Vintage 2006

Quinta do Noval Late Bottled Vintage 2006: Vinho doce perfeito para sobremesas

 

 

 TAGS:Miros de Ribera Reserva 2007Miros de Ribera Reserva 2007

Miros de Ribera Reserva 2007: Harmoniza com carnes, molhos densos e assados.

 

{
}

Deixe seu comentário Como alternar vinhos no jantar do fim de ano

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name