Avisar sobre conteúdo inadequado

Alvarinho versus Albariño

{
}

 TAGS:São primas, separadas por uma ténue fronteira geográfica e duas línguas não tão diferentes uma da outra. As castas Alvarinho (em Portugal) e Albariño (na Galiza) são brancas e da Península Ibérica.

Reza a lenda (ou não tão lenda...) que no século XII, monges franceses levaram esta uva até ao Mosteiro de Armenteira (Salnés-Pontevedra) e daí se estendeu por toda a Galiza e Norte de Portugal.

Em Espanha, o Albariño tem denominação de origem nas Rias Baixas, apesar de também se encontrar no Ribeiro e na Ribeira Sacra. Em Portugal, as sub-regiões de produção correspondem a Melgaço e Monção e é uma das variedades mais importantes da Região dos vinhos verdes. No Vale do Minho a produção de vinho cumpre uma tradição que vem do século XIII.

O vinho, esse é branco, amarelado e límpido, relativamente seco e de aroma suave. Os monovarietais têm um sabor complexo, macio, encorpado, de acidez equilibrada e elevado teor alcoólico. As notas de prova apontam para sabores frutados como o pêssego, banana, maracujá, limão, avelã e noz.

No Minho a Alvarinho forma uma poderosa aliança com a Treixadura e a Loureiro. Desta associação surge um vinho normalmente muito fresco e de ligeira acidez, perfeito para harmonizar com marisco.

 Os alvarinhos servem-se preferencialmente a uma temperatura entre os 10º e os 12ºc, se vêm do frigorífico espere uns minutos e deixe que o aroma ?abra?. Estes vinhos acompanham bem os pratos de peixe, mariscos, queijos e as sobremesas especialmente doces, elaboradas com ovos.

Hoje oferecemos duas sugestões de compra na uvinum, uma galega e outra portuguesa. Arme-se de dois copos largos e baixos, absorva os aromas, prove e conte-nos que diferenças encontrou:

 TAGS:Martín Códax 2011Martín Códax 2011

Martín Códax 2011

 

 

 TAGS:Quinta da Pedra Alvarinho Branco 2010Quinta da Pedra Alvarinho Branco 2010

Quinta da Pedra Alvarinho Branco 2010

 

Tchin-tchin!

{
}

Deixe seu comentário Alvarinho versus Albariño

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name