Avisar sobre conteúdo inadequado

Aragonêz, a tinta da Península

{
}

 TAGS:Tinta roriz, Aragonêz, Tinta del país, Ull de llebre, Tinto fino ou Tempranillo, são alguns dos diferentes nomes desta casta que nasceu em Espanha, e galgou terreno em Portugal até ser parte indispensável de algumas Denominações de Origem. Para o vinho do Porto, os taninos suaves da tinta roriz, assim chamada no Douro, são fundamentais.

Dizem os enólogos portugueses que é uma casta difícil de trabalhar. A uva, é tinta, muito aromática, escura, de pele grossa e os grandes cachos têm bago em forma de olho de lebre, tal como lhe chamam na Catalunha. Amadurece rapidamente e daí lhe vem o nome espanhol, Tempranillo (de temprano, cedo). Adapta-se bem aos solos de diferentes zonas, ainda que os prefira profundos e bem drenados.

É rainha no Douro e Ribera del Duero, no Dão e na Rioja,. O seu mosto é equilibrado, ainda que por vezes com baixa acidez em território português, e por essa razão agradece o corte com castas como a touriga franca, a touriga nacional, a trincadeira ou a Cabernet Sauvignon.

 Os vinhos elaborados com a tinta roriz, ou aragonês no Alentejo, são vinhos encorpados, bem estruturados, com elevado teor alcoólico e boa capacidade de guarda, já que desenvolvem uma grande complexidade com a idade. Em boca é macio e aveludado e os sabores do estágio variam entre, as especiarias do barril de carvalho francês e a baunilha do barril de carvalho americano.

Harmonizam com churrascos generosos, feijoada, carnes vermelhas assadas no geral e arroz de pato com chouriço picante.

Dada a diversidade de variedades da mesma casta na Península Ibérica, hoje queremos deixar mais do que uma sugestão de compra na Uvinum. Um Dão 2008, de tinta roriz com touriga nacional. A representar o Sul, um Monte Velho 2011, com Aragonês, Trincadeira e Castelão francês. E desde Espanha, com amor, Marqués de Riscal Reserva 2006 e um Pingus 2009.

Salut!

 TAGS:Quinta de Roriz Vintage 2000Quinta de Roriz Vintage 2000

Quinta de Roriz Vintage 2000

 

 

 TAGS:Mibal Joven 2010Mibal Joven 2010

Mibal Joven 2010

{
}

Deixe seu comentário Aragonêz, a tinta da Península

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name