Avisar sobre conteúdo inadequado

As Denominações de Origem

{
}

 TAGS:O que é a Denominação de origem?

Pois é uma espécie de pedigree do vinho : ) Indica a Região em que este tem origem e onde foi produzido. Simultaneamente, esta sigla ? DO- também garante que, os vinhos sob esta designação possuam as características e qualidades intrínsecas ao seu Meio.

Os vinhos com Denominação de Origem sofrem um controle rigoroso em todas as fases do processo de elaboração, de modo a garantir a continuidade da sua qualidade.

Hoje, para que tudo fique mais claro, desemaranhamos o novelo dos DOP, DOC, IG e IGP:

  • DOP- Denominação de Origem Protegida ? É a designação atribuída pela União Europeia com o objetivo de integrar todos os vinhos classificados desta forma num registo europeu único. Pressupõe a utilização do nome de uma localidade ou região para designar produtos como o vinho, presunto, queijo, azeite, etc...
  • DOC ? Denominação de Origem Controlada ? Determinam-se desta forma os vinhos oriundos das regiões produtoras mais antigas. Estas regiões possuem uma legislação própria que depende de fatores como as castas, os solos, os métodos e técnicas de vinificação e o processo de engarrafamento.
  • IG ? Vinhos com Indicação Geográfica ? São vinhos controlados por uma entidade certificadora. Provêm de uma determinada região e no seu processo de elaboração utilizaram, no mínimo, 85% de uvas provenientes de castas tradicionais da zona.
  • IGP ? Indicação Geográfica Protegida ? À semelhança da DOP, esta designação comunitária, atribui uma certificação de qualidade aos produtos gastronómicos ou agrícolas, típicos de uma determinada região.
  • Vinhos Regionais ? São aqueles vinhos que possuem IGP. Ainda que sejam produzidos em regiões DOC, alguns deles não são classificados desta forma normalmente por incumprimento das regras de produção. A designação de vinho regional permite utilizar 15% de vinho oriundo de outras regiões, assim como a utilização de castas que não estão incluídas nas DOC.

Prestem atenção aos rótulos dos vinhos que compram. Assim saberão como está classificado e de onde provêm cada uma das surpresas líquidas engarrafadas que chegou às vossas mãos.

 TAGS:Quinta Dos Arciprestes 2008Quinta Dos Arciprestes 2008

Quinta Dos Arciprestes 2008

 

 

 TAGS:Oporto Graham's 30 yearsOporto Graham's 30 years

Oporto Graham's 30 years

{
}

Deixe seu comentário As Denominações de Origem

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name