Avisar sobre conteúdo inadequado

As diferenças entre scotch e bourbon

{
}

 TAGS:undefinedQuando falamos de whisky, quase todos sabemos que nos referimos a uma bebida destilada a partir de grãos de origem milenária, e que o seu nome actual provém do gaélico e significa, literalmente, “água de vida”. No entanto, aqueles que ainda não foram iniciados neste apaixonante mundo destilado, por vezes têm alguma dificuldade em distinguir as variedades de whisky que se encontram actualmente no mercado, seja por motivos geográficos, pelo processo de elaboração ou pela designação.

No caso do Scotch, o whisky escocês, a questão é clara; trata-se de um whisky produzido na Escócia, feito à base de cevada convertida em malte, e que segue os procedimentos de elaboração ditados pela Ordem do Whisky escocês, que estabelece, entre outros, que o líquido deve ser envelhecido em barris de carvalho de capacidade inferior a 700L e durante pelo menos três anos, sem adição de outras substância que não sejam água ou caramelo, como corante. Quando é engarrafado não pode ter uma graduação menor de 40 graus de álcool por volume.

Até aqui parece simples, mas o facto é que, os barris onde o scotch envelhece devem ter sido anteriormente utilizados para guardar bourbon. E então, o que é o bourbon? A sua elaboração também está sujeita a um regulamento, neste caso, americano.

Segundo as Normas Federais de Identidade do Bourbon, para que uma bebida possa adquirir esta designação, o seu mosto, a mistura de grãos que proporciona a destilação do produto, deve conter pelo menos 51% de milho. Os restantes grãos são normalmente malte de cevada, centeio ou trigo. O mosto é obrigatoriamente destilado nos EUA e não deve incluir qualquer aditivo. O seu envelhecimento deve decorrer em barris de carvalho branco e no Estado de Kentucky, mas esta não é uma condição realmente necessária, já que durante muito tempo o bourbon foi produzido em outros estados. Foi precisamente o Condado de Bourbon que deu o nome a este conhecido destilado, que se distingue de outros whiskies americanos pela utilização do milho como ingrediente principal, já que em outras zonas é elaborado sobretudo com centeio.

A filtragem do whiskey de Tennessee é feito com carvão de bordo (da árvore), o que lhe concede sabor e aromas diferentes do bourbon, ainda que o processo de elaboração seja praticamente igual.

 TAGS:Dalmore 12 YearsDalmore 12 Years

Dalmore 12 Years

 

 

 TAGS:Blanton's Special ReserveBlanton's Special Reserve

Blanton's Special Reserve

{
}

Deixe seu comentário As diferenças entre scotch e bourbon

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name