Avisar sobre conteúdo inadequado

As irregularidades do vinho II

{
}

 TAGS:undefinedExistem muitos factores responsáveis pelo mau estado de uma garrafa de vinho. Já aqui vimos algumas das possíveis irregularidades que o vinho pode sofrer, hoje adicionamos mais algumas.

Anidrido sulforoso. Alguns dos processos de elaboração do vinho utilizam o enxofre, que, como consequência pode provocar sabor demasiado acentuado, assim como um cheiro desagradável, como de algo que apodrece. Quando notado este cheiro, a loja, restaurante ou bar onde a garrafa foi pedida deve ser alertado.

Cheiro a podridão. O cheiro a vinagre, num vinho, não é normal, do mesmo modo que também não o é o cheiro de fruta podre. Habitualmente, esta irregularidade sucede quando o vinho oxidou e fermentou na garrafa.

Cor castanha. O vinho tinto deve ostentar uma cor brilhante ou escura, mas nunca castanha. É possível que este tom derive da oxidação ou de uma exposição a luz natural ou artificial em demasia.

Vinho opaco. Quando o vinho não apresenta brilho e parece ter uma cor indefinida pode dever-se à sua degradação, e, tal como acontece na sua oxidação, perde as qualidades iniciais repercutindo no seu sabor.

A origem. Algumas irregularidades do vinho podem ser resultado da matéria prima, erros ocorridos durante o seu processo de elaboração ou contaminação posterior.

Recomendações:

 TAGS:Juan Gil 12 Meses 2013Juan Gil 12 Meses 2013

Juan Gil 12 Meses 2013: Vinho tinto com Denominação de Origem de Jumilla, elaborado com a casta Monastrell da colheita de 2013. 15º de graduação alcoólica

 

 

 TAGS:Borsao Tres Picos 2013Borsao Tres Picos 2013

Borsao Tres Picos 2013: Vinho tinto com Denominação de Origem de Campo De Borja, das adegas Borsao, elaborado com as castas Grenache noir e Grenache de 2013. 

 

{
}

Deixe seu comentário As irregularidades do vinho II

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name