Avisar sobre conteúdo inadequado

Cerveja em garrafa de plástico?

{
}

 TAGS:undefined

Até hoje beber uma cerveja em garrafa de plástico não era uma possibilidade real e, inclusive, não parecia uma opção atraente para muitos de nós, mas parece que a indústria da cerveja conseguiu mudar este conceito. A conhecida marca de cerveja japonesa Kirin, será a responsável de modificar o modo como esta cerveja é embalada e consumida a nível mundial.

A Empresa Mitsubishi Plastics deu a conhecer o seu acordo com a marca de cerveja japonesa Kirin, para fornecer garrafas com capacidade de 1 litro. Um porta-voz desta companhia comunicou ao Wall Street Journal que este tipo de garrafa também estará disponível para os produtores de cerveja artesanal, facto este que poderia potenciar o crescimento deste tipo de cerveja e gerar maior variedade para o consumidor num futuro próximo.

As experiências com garrafas de plástico já tinham sido feitas anteriormente no sector da cerveja, porém, apesar dos benefícios também implica um risco a nível de sabor. No Japão, o vinho em garrafa de plástico já é vendido desde 2010, mas esta é a primeira vez que uma cervejeira mundial usa o plástico no processo de engarrafamento a nível internacional.

As garrafas de plástico podem gerar problemas na retenção do gás da cerveja e fundamentalmente por esta razão o alumínio e o vidro têm sido os materiais escolhidos. Há 3 anos atrás a Heineken cumpriu as directrizes do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que exigia a utilização de produtos sustentáveis, e lançou uma edição especial de cervejas engarrafadas em Politereftalato de etileno (PET). A garrafa tinha 330ml de capacidade e o seu desenho e cor eram uma réplica da garrafa tradicional da empresa.

Segundo o relatório de sustentabilidade da empresa holandesa, foram vendidas cerca de 1,6 milhões de cervejas Heineken em garrafas PET, que posteriormente foram recicladas para produção de fibra de poliéster.

As garrafas de plástico são mais leves e duradouras que as de vidro, porém o plástico não impede a passagem dos gases como o oxigénio e o dióxido de carbono, o que afecta o sabor da cerveja. Para além de que, se a temperatura sobe, o mesmo sucede ao antimónio, o qual pode produzir irritação dos olhos e provocar problemas respiratórios, de coração e estômago.

A outra razão pela qual o plástico até agora não ganhou força é a cor das suas garrafas. A cerveja requer um engarrafamento de cores opacas, que impeçam que a luz do sol transforme a composição da bebida. A cor amarelada da garrafa PET, combinada com capas adicionais necessárias à protecção da bebida, tornaria o processo de reciclagem muito mais complicado, em comparação com as garrafas transparentes que utilizam as bebidas gasosas.

Para fazer frente a estes condicionantes, a garrafa lançada pela Kirin terá uma protecção especial que lhe permitirá proteger o conteúdo dos efeitos do meio ambiente. As primeiras remessas serão distribuídas em pacotes selados para garantir a protecção durante o processo de distribuição.

 TAGS:Heineken Barril 5LHeineken Barril 5L

Heineken Barril 5L: ma cerveja lager produzida em Holanda elaborada com fermentação baixa com 5º de teor de álcool.

 

 

{
}

Deixe seu comentário Cerveja em garrafa de plástico?

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name