Avisar sobre conteúdo inadequado

A cerveja e a lenda de Gambrinus

{
}

 TAGS:Tal como muitas das coisas que fazem parte do nosso quotidiano contêm uma história e por vezes uma lenda, a cerveja não escapa à tradição. Temos a certeza que depois de lerem a fantástica lenda sobre a cerveja, não poderão voltar a olhá-la da mesma forma, ou pelo menos não com superficialidade, além de mais ficam a saber como e quem inventou a cerveja na mitologia, e já agora, esta parece-nos mais divertida que a versão real.

A lenda da cerveja

Na conhecida Aldeia de Fresnes, grande fabricante de cerveja belga, por volta do séc.XIII, existiu um jovem aprendiz de vidreiro chamado Gambrinus. Este rapaz apaixonou-se perdidamente por uma rapariga de nome Flandrine mas quis a sorte, que a bela Flandrine não correspondesse ao seu amor.

Gambrinus, inconsolável, decidiu acabar com a sua vida e dirigiu-se ao bosque com o propósito de se enforcar. Porém, no momento em que se preparava para abandonar este mundo teve uma visão, que não era senão o Diabo em pessoa.

Satanás ofereceu um pacto a Gambrinus: a sua alma em troca do amor de Flandrine, e se este não fosse conseguido, através dos talentos e dons que o Príncipe das Trevas concederia a Gambrinus, então ensinar-lhe-ia como esquecer a sua paixão.

O jovem Gambrinus converteu-se num excelente bailarino e talentoso músico, artes estas que utilizou para tentar conquistar a sua amada, no entanto sem sorte, já que Flandrine continuava a esquivar ao seu amor. Ao Diabo apenas lhe restava cumprir a segunda parte do pacto, ensiná-lo a esquecer totalmente a sua amada. Nesta ordem de ideias, mostrou a Gambrinus como preparar uma amarga poção à base de malte, cevada e lúpulo, maravilhoso elixir a que chamou ?cerveja?. Esta bebida com espuma, ao ser bebida por Gambrinus, fez desaparecer a sua paixão e inclusive esquecer a sua amada completamente. A partir desse momento Gambrinus converteu-se em rei, em rei da cerveja.

Hoje em dia, Gambrinus é o padroeiro, não oficial, da cerveja na Bélgica, além de ser também o nome de uma famosa cerveja belga.

Agora é a altura de provares cervejas e decidires qual é a que melhor encaixa no teu paladar, por isso as nossas recomendações dizem respeito a cervejas muito diferentes, tal como os gostos...

 TAGS:Pilsner UrquellPilsner Urquell

Pilsner Urquell

 

 

 TAGS:Paulaner 50clPaulaner 50cl

Paulaner 50cl

{
}

Deixe seu comentário A cerveja e a lenda de Gambrinus

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name