Avisar sobre conteúdo inadequado

Cocktails com espumantes

{
}

 TAGS:?Não há nada que simbolize melhor uma celebração do que o pop de uma garrafa de espumante, ver o fluxo de borbulhas numa taça e sentir essas borbulhas no céu da boca?, diz Kim Haasarud, autora de vários livros sobre cocktails, incluindo 101 Champagne Cocktails, e fundadora de Liquid Arquitecture, uma consultadoria de bebidas.

Mas, enquanto que o espumante é um clássico que mantém um interesse constante, a fascinação pelos cocktails está a aumentar, o que estimulou a inovação e portanto novas experiências. Champanhe com morangos? Muito bem. Cava com chocolate? Porque não?

?Os cocktails, tal como a comida, devem ser uma experiência culinária?, diz Haasarud. ?Trata-se de uma combinação de ingredientes para criar uma sensação no paladar e atrair todos os sentidos combinando sabores, texturas, aromas e temperos?.

A popularidade dos cocktails de champanhe transborda, porque ?podemos tomar um cocktail de vinho espumante e no entanto pagar menos do que aquilo que se paga por um copo do mesmo espumante?.

Conselhos para preparar um cocktail com cava:

  • Utiliza frutas como ingrediente.

O cava é uma base extremamente versátil para realçar sabores alegres como os dos cítricos. Vai bem com todos os tipos de laranjas, especialmente as laranjas de sumo, tal como com frutas vermelhas, como os morangos, amoras e mirtilos.

Uma boa regra é a de colocar uma colher de frutas misturadas no copo e depois servir o champanhe em cima da mistura, mexendo suavemente.

  • Harmoniza corretamente:

Haasarud gosta de alimentos fritos, como frango empanado, para acompanhar o champanhe. ?Experimenta tomar um cocktail com rodelas de cebola: os goles de champanhe, juntamente com um empanado, mais do que uma blasfémia, forma uma união maravilhosa e surpreendente?.

Em relação a aperitivos, a autora sugere um salame caseiro (o salgado, não o doce) e uma tábua de queijos brie, levados ao forno com maçãs, mirtilos, figos e inclusive sushi.

  •  O espumante mais barato é o melhor para os cocktails

?Se se pretende utilizar puré de fruta ou sumos?, explica Haasarud, ? a sugestão é a de que se utilize um vinho mais acessível. Se o orçamento permite gastar um pouco mais, é bom comprar algo melhor para que os convidados tenham a opção de tomar uma taça de champanhe puro, ou misturado num cocktail?.

 ?Se tenho um champanhe caro, como uma colheita de Dom Pérignon ou Cristal?, diz ela, ?não quero mistura-lo, pela qualidade que tem. Mas talvez me apeteça um cocktail clássico de champanhe com um torrão de açúcar e umas gotas de licor de ervas.

- Os melhores espumantes, relação qualidade-preço, para um grande cocktail: Freixenet Brut Vintage, Moët&Chandon Brut, Moët&Chandon Rosé.

- Os melhores espumantes para um cocktail de luxo:Kripta, Mumm, Perrier-Jouet Blason Rosé.

  • Dá-lhe um toque de licor:

?Existem alguns licores e aperitivos surpreendentes e que se misturam de modo excelente com o cava?, observa Haasarud. Particularmente o licor de flor de sabugueiro, o licor de gengibre e a creme de Violette.

 TAGS:Cava Jaume Serra Brut NatureCava Jaume Serra Brut Nature

Cava Jaume Serra Brut Nature

 

 

 TAGS:Louis Roederer Cristal Brut 2004Louis Roederer Cristal Brut 2004

Louis Roederer Cristal Brut 2004

{
}

Deixe seu comentário Cocktails com espumantes

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name