Avisar sobre conteúdo inadequado

A cor e o som, importantes na degustação

{
}

 TAGS:undefined

As teorias tradicionais sobre sabores vêem-se, por vezes, estremecidas por novas descobertas. As últimas demonstram que a variedade gustativa é muito maior que aquilo que se acreditava ser, até agora, como é o caso de uma experiência recente, que abriu um leque de possibilidades em relação aos factores que influem na degustação de vinhos.

Segundo este estudo, realizado durante o Festival Streets of Spain que decorre no bairro londrino South Bank e é organizado pela Bodegas Campo Viejo, a cor e o som afectam a nossa percepção sobre o sabor do vinho. Esta experiência foi realizada com a participação de cerca de 3000 pessoas, o que a converte em uma das maiores que se fizeram até à data. Os resultados revelam que a percepção do sabor é alterada, em 10%, pelas mudanças de cor e de som verificadas no lugar de realização da degustação.

O professor Charles Spencer, neuro-cientista cognitivo e professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford, dirigiu esta experiência organizando um percurso denominado Campo Viejo Color Lab, aqui, cada participante recebeu um copo de vinho seguindo as suas preferências, servido num copo preto neutro.

Nesta experiência, os participantes forma expostos a uma selecção de sons e cores, que, segundo Spencer, influem decisivamente na percepção gustativa do vinho; quando a luz é vermelha e a música suave o prazer parece aumentar significativamente, enquanto que a luz verde e a música dura aumentam a frescura mas reduzem a intensidade do vinho à percepção. A luz vermelha sem música evoca notas frutadas e a luz verde, igualmente sem música, parece contribuir para uma maior sensação de frescura. Estes são, sem dúvida, resultados surpreendentes, ainda que à primeira vista pareçam anedóticos, poderão ser bastante úteis num futuro próximo em áreas como a decoração de interiores em restaurantes, bares e hotéis.

Hoje recomendamos 2 vinhos para que os saboreies com luz à tua escolha:

 

 TAGS:Borsao Selección 2013Borsao Selección 2013

Borsao Selección 2013, um vinho fresco e frutado, perfeito para acompanhar carne.

 

 

 TAGS:Pruno 2013Pruno 2013

Pruno 2013, um dos vinhos espanhóis preferidos de Parker, o perito de vinhos más famoso do mundo.

{
}

Deixe seu comentário A cor e o som, importantes na degustação

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name