Avisar sobre conteúdo inadequado

Cozinha indiana e vinho. Como harmonizar?

{
}

 TAGS:undefined

A comida picante e o vinho podem combinar-se maravilhosamente se escolhermos o vinho adequado. Alguns vinhos potenciam os sabores das especiarias que estes pratos habitualmente contêm, enquanto que outros os anulam completamente.

A cozinha indiana, uma das mais completas, necessita ser acompanhada de um bom vinho para que os seus pratos sejam ainda melhores. Por vezes não é fácil saber quais os vinhos que melhor combinam com o *caril*, o picante ou as chamuças. Por esta razão, hoje deixamos aqui algumas ideias sobre harmonização de cozinha indiana e vinho.

Caril de peixe

Na cozinha indiana é habitual encontrar caril de vitela, de frango e de peixe. Para este tipo de pratos podemos optar pelos vinhos brancos, ou inclusive um vinho do tipo Txacolí, a especialidade do País Basco.

 TAGS:Txacolí Gorrondona 2012Txacolí Gorrondona 2012

Txacolí Gorrondona 2012: Vinho branco com Denominação de Origem Txacoli De Bizcaia, das adegas Doniene Gorrondona Txakolina, elaborado com a casta Ondarrabi Zuri de 2012 e com 11.5º de graduação alcoólica.  

  

 

Especiarias indianas


Os sabores da cozinha tradicional indiana são protagonizados por uma grande quantidade de especiarias, tais como coentros, cominhos e funcho. São estas, misturas muito saborosas, tanto para as carnes como para o peixe, que podem chegar a ser bastante picantes. Para este tipo de condimento recomendam-se os vinhos Grenache e Syrah.

 TAGS:Montes Alpha Syrah 2011Montes Alpha Syrah 2011

Montes Alpha Syrah 2011: Vinho tinto com Denominação de Origem de Colchagua Valley, das adegas Montes, elaborado com Syrah de 2011 e com 14.75º de graduação alcoólica.

 

 

Para refrescar o paladar


Se os pratos forem muito picantes, algo bastante habitual, podemos acompanhar a refeição com vinho branco, rosé ou espumante.

 TAGS:Château la Rolière Côtes Du Rhône Brézème Rosé 2014Château la Rolière Côtes Du Rhône Brézème Rosé 2014

Château la Rolière Côtes Du Rhône Brézème Rosé 2014: Château la Rolière Côtes Du Rhône Brézème Rosé 2012

 

Outros vinhos brancos


Os vinhos que melhor acompanham este tipo de cozinha devem ser ligeiramente doces, de modo a equilibrar os sabores fortes destes pratos. Alguns deles são vinhos como o Alvarinho ou Riesling.

 TAGS:Hugel Et Fils Riesling Hugel Alsace 2012Hugel Et Fils Riesling Hugel Alsace 2012

Hugel Et Fils Riesling Hugel Alsace 2012: Vinho branco com Denominação de Origem da Alsácia, elaborado com Riesling de 2011 e 13º de graduação alcoólica.

 

 

 

Vinhos tintos


Para além dos brancos, os tintos também podem combinar bem com os pratos picantes indianos. Devem ser vinhos adocicados como o Cabernet Franc ou os vinhos do Loire.

 TAGS:Château Grand Pascaud - Bordeaux. 2010Château Grand Pascaud - Bordeaux. 2010

Château Grand Pascaud - Bordeaux. 2010: um vinhos tinto da D.O. Bordeaux realizado com merlot e cabernet Sauvignon da colheita 2010 e com um grau alcoólico de 13º. 

 

 

{
}

Deixe seu comentário Cozinha indiana e vinho. Como harmonizar?

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name