Avisar sobre conteúdo inadequado

Como diferenciar um bom Armanhaque

{
}

 TAGS:Armanhaque é a aguardente ou destilado de origem francês mais antigo e popular junto ao conhaque e possui características tais como seu rico e penetrante sabor e também recebe o nome de ?Eau de Vie de grappes?. Com mais de 150 anos de historia é um dos destilados mais valorados da historia. 

Existem 3 regiões autorizadas a produzir o Armanhaque:

  • Baixo-armanhaque (Bas Armagnac): Região de solo arenoso e que produz vinhos afrutados de maior buquê e de excelente qualidade.

  • Ténarèze: Esta região com solos argilosos produz aguardentes com mais fortes e com mais corpo, com características florais.

  • Alto-armanhaque (Haut-Armagnac): Região de com solos calcários y que produz um armanhaque menos sutil e mas forte, com um valor inferior aos anteriores.

Para a preparação do armanhaque o primeiro passo é a coleta das uvas entre as quais destacam pela sua exclusividade a Blanche Folle, Ugni Blanc e a Colombard. Na sequência se realiza a prensagem e a fermentação natural do mosto (ou suco da uva) que resulta em um vinho branco de baixa qualidade. Em seguida, o vinho é armazenado até finalizar sua unica destilação, passando depois por um último passo de envelhecimento feito em barris de carvalho francês.

Para reconhecer um bom Armanhaque, é importante diferenciar-lo do Conhaque (ou Cognac em francês) este último vem da região francesa de Charente com solos calcários, enquanto o  armanhaque  vem do Baixo-armanhaque (Bas Armagnac), sudeste da França, com solos arenosos ideais para a produção de uvas Folle Blanche, entre outros.

Em resumo um armagnac bom deve ter:

  • Uma cor âmbar cristalina

  • Seu teor alcoólico deve ser de no máximo 40 graus

  • Sua destilação deve ser realizada uma só vez em alambiques especiais próprios para o Armanhaque e para este propósito, ao contrário do conhaque que é destilado fraccionadamente.

  • Alguns especialistas no assunto dizem que o melhor Armagnac é o que se obtêm após um período de envelhecimento de 18 a 30 anos em barris.

  • Para identificar o Armanhaque se deve especificar a data da colheita e seu engarrafamento no rotulo.

{
}
{
}

Deixe seu comentário Como diferenciar um bom Armanhaque

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name