Avisar sobre conteúdo inadequado

Do Gin e da sua história

{
}

 TAGS:O Gin é uma bebida destilada inglesa procedente da bebida holandesa genever (genebra).

Esta aguardente é elaborada a partir da destilação da cevada sem maltar, bagas de zimbro e aromatizada com cardamomo e outras ervas, especiarias ou frutas que conferem o aroma característico do gin. Possui uma variação de teor alcoólico entre 43 e 47º

.

A História do Gin

Tal como já foi referido, o gin deriva da genebra, de forma que a história de uma bebida está inevitavelmente associada à outra. A genebra nasceu na Holanda, Países Baixos, no séc. XVII e o seu responsável foi um médico anatomista e cientista alemão - Franciscus Sylvius (1614?1672) conhecido como "Franz De Le Boe". Alcançou o auge da sua popularidade durante a chamada Revolução Gloriosa (ou Revolução sem sangue) de 1688, em Inglaterra.

Nessa época, a genebra holandesa, também conhecida como ?jenever? ou ?genever?, já começava a ser uma das bebidas destiladas mais consumidas, porém o seu processo de elaboração era então muito diferente do que hoje conhecemos como gin.

Já no séc XVIII o governo inglês favoreceu o livre comércio da genebra e simultaneamente instaurou elevados impostos às bebidas alcoólicas importadas. Evidentemente que este facto incrementou seis vezes mais a produção de genebra, mais do que a própria cerveja. 

Em 1740 este mercado encontrava-se já bem consolidado, sobretudo entre a população mais pobre, devido ao seu baixo custo. Diz-se, que dos quase 15000 estabelecimentos dedicados à venda de licores em Londres, metade deles vendia genebra. No entanto, a enorme procura e popularidade, fez com que a genebra começasse a ser adulterada com água, este facto aumentou a gravidade dos problemas de saúde pública, em alguns casos, letais, o que obrigou o governo inglês a emitir uma proibição, ainda que esta apenas durasse até 1742.

Gin ou Genebra?

Ainda que gin e genebra sejam sinónimos, existem pequenos pormenores e enormes discussões que as separam.

Há quem diga que o gin é inglês e a genebra holandesa e talvez esta seja a maior diferença desta bebida. A preparação é outro assunto que acarreta uma eterna discussão.

Diz-se que quem começou a fazer o gin, foi Alexander Gordon, por volta de 1734 na sua destilaria de Southwark e ao qual chamou London Gin. Mas esta não deixa de ser apenas uma hipótese... Desta vez não queremos ser nem juiz, nem parte desta discussão, apenas pretendemos convidar-vos a beber uma genebra ou um gin:

 TAGS:Gin Hendrick'sGin Hendrick's

Gin Hendrick's: No que diz respeito aos destilados, a moda é extremamente importante e este é o gin mais trendie da época. Aromas de ervas que combinam com uma suavidade inusitada num destilado de elevado teor alcoólico. Fresco.

 

 

 TAGS:Gin 9 MascaróGin 9 Mascaró

Gin 9 Mascaró: Até há pouco tempo e neste lado da Europa, não havia uma grande exigência em relação à qualidade do gin. Mas muita coisa mudou e apareceram marcas novas para preencher esta necessidade. Uma delas, é esta, a Mascaró. Um gin com toques de citrinos, muito agradável em boca.

 

 

 TAGS:Gin BulldogGin Bulldog

Gin Bulldog: Apesar do nome estar associado a um cão teoricamente agressivo, na verdade o conceito é o espírito inglês. Um gin totalmente diferente dos outros, que começa pela sua elaboração, onde sao usados produtos como folhas de lótus ou de papoula. Deves provar!

 

E depois...um bom gin tónico bem servido é um ritual completo. Há quem o faça com pepino, com limão, com folhas de hortelã-pimenta... E que gin bebes tu? Qual nos recomendas?

{
}

Deixe seu comentário Do Gin e da sua história

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name