Avisar sobre conteúdo inadequado

D.O. Valência, soma e segue

{
}

São vinhos de grande qualidade, que pouco a pouco se vão descobrindo e estendendo a outros países. A DO de Valência vai somando pontos e já está incorporada de forma destacada à Guia Peñin, uma das mais prestigiadas da área.

 TAGS:

É que os vinhos valencianos triunfam sobre outros nesta guia. A melhor pontuação da edição de 2010 foi atribuída ao vinho Los Almendros 2008, um tinto bem encorpado das Bodegas El Angosto (em Onteniente), elaborado no interior de uma antiga adega do séc. XIX. Após anos de experimentação, o resultado são vinhos como o já citado; elegantes, concentrados e com um clima mediterrâneo que é a inveja de muitas denominações. A este vinho foi dada uma classificação de 95 pontos, sendo o mais valorizado na Comunidade Valenciana.

Porém, este não é o único parâmetro que reafirma o facto dos vinhos de Valência estarem na moda, já que na mesma guia encontramos o tinto Maduresa 2006 das adegas Celler de Roure, com 93 pontos; seguidos do Pasamonte 2006 das adegas Vegalfaro; Mínimum 2006, de Rafael Cambra e Álvarez Nölting 2006, com uma pontuação de 92 pontos. É realmente excelente!

Sobre o Maduresa 2006, destaca-se a sua elaboração com uva mandó, uma variedade local, quase extinta e em processo de recuperação, e que lhe confere aromas frutais e sabores intensos. O desenho da etiqueta é moderno, discreto, simples mas com um toque realmente original. Vamos seguir-lhe a pista de perto, porque ainda tem muito que dar.

Zonas e variedades

A DO de Valência produz vinhos jovens em quatro áreas de cultivo principais: Valentin, Alto Turia, Moscatel e Clariano. Em relação às suas variedades, as mais conhecidas são a Chardonnay, que confere frescura aos vinhos e é a melhor forma para fermentar em barril; a Malvasía que oferece vinhos frutados, com elevado grau de álcool; e o Moscatel, de sabor fino, complexo e algo doce. Outras variedades da zona que geram os vinhos desta denominação são Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Monastrel e Macabeo.

Outros vinhos conhecidos

Entre os nossos vinhos preferidos aconselhamos o Icono Merlot 2006, jovem, transparente, cor vermelho cereja intenso e finos sabores de fruta. Para combinar com carnes tenras, numa noite com amigos. O branco, Cartuja Mistela, com variedade Moscatel, amarelo intenso, ligeiramente esverdeado e sabores doces...perfeito talvez, para regar sobremesas saborosas.

 TAGS:Murviedro Reserva 2009Murviedro Reserva 2009

Murviedro Reserva 2009

 

 

 TAGS:ReymosReymos

Reymos

{
}
{
}

Deixe seu comentário D.O. Valência, soma e segue

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name