Avisar sobre conteúdo inadequado

Como eliminar o odor a rolha nos vinhos

{
}

 TAGS:eliminar cheiro de rolhaO divulgador especializado em alimentos, Harold McGee publicou um artigo curioso em jornal dos EUA que fala sobre o delicado equilíbrio organoléptico do vinho e como podemos "estragar" facilmente um bom vinho de acordo com os materiais com os quais entra em contato.

O autor, sempre pronto a experimentar, encontrou, por exemplo, como o contato com diferentes tipos metal faz com que os vinhos liberem energia. O fato em si não é importante, mas ajudou a conceber um curioso sistema para remover o odor de cortiça que muitas vezes estão nas garrafas. Existem dispositivos no mercado que prometem acelerar a aeração do vinho, mas muitas vezes também produzem um efeito de perda dos sabores e aromas originais .

A verdade é que estes produtos são caros e sua eficácia questionável. Podemos até encontrar colares de garrafa ímãs cujos fabricantes afirmam que permitem provar o vinho em toda a sua plenitude imediatamente, sem necessidade de decantar, ou discos de cobre embutidos com metal precioso que prometem, em segundos, obter o mesmo efeito que um ano envelhecimento na adega.

Com a ajuda de alguns amigos especialistas em química e enologia, McGee fez algumas degustações às cegas em que não conseguiu verificar a eficácia real da maioria dos dispositivos no mercado, tendo em conta que existem práticas (como mergulhar moedas de cobre no vinho para remover sabores indesejáveis) que atendam a mesma tarefa em uma fração do custo.

Na verdade, o único truque que foi eficaz para eliminar o sabor desagradável de algumas cortiça do vinho é bastante simples: basta mergulhar, por alguns minutos, um pouco de "film" de plástico para alimentos em vinho. É convincente a explicação científica: a molécula responsável pelo cheiro da cortiça, chamado 2,4,6- tricloroanisol é muito semelhante ao polietileno e, quase instantaneamente adere ao plástico, que, quando removido, se perdem os aromas a cortiça. É a desvantagem? Muitas outras moléculas aromáticas também serão perdidos, e o resultado pode ser um vinho sem cheiro a rolha, mas ácido e álcoolico. Mas ainda se pode beber.

Que vinho daria raiva se se estraga? Hoje recomendamos dois vinhos que você realmente gostará, porque eles são fantásticos!

 TAGS:Ravanal Mario Ravanal 2009Ravanal Mario Ravanal 2009

envelhecido por 18 meses em barricas de carvalho francês

 
 
 

 TAGS:Oporto Calem Old Friends White 1LOporto Calem Old Friends White 1L

Oporto Calem Old Friends White 1L

{
}

Deixe seu comentário Como eliminar o odor a rolha nos vinhos

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name