Avisar sobre conteúdo inadequado

Encontrar o melhor vinho

{
}

 TAGS:Este vinho foi recomendado pela Uvinum, aquele pelo Robert Parker, o outro pelo empregado de mesa... Hoje em dia existem mil formas de receber recomendações de vinho, que nos permitem distinguir a sua qualidade, no entanto, não há nada que provoque tanta indecisão (nem tanto medo a enganar-se) como escolher um vinho.

Ninguém duvida tanto ao mudar de marca de leite... Oxalá existisse uma etiqueta universal que apenas se aplicasse aos bons vinhos, porém isto é algo extremamente subjetivo e por vezes é apenas uma questão de gosto. Não é algo que te afete apenas a ti, mesmo os profissionais, quando recomendam vinho, também se perguntam: recomendo este vinho porque é bom ou porque eu gosto?

Para cumulo, quando lês as notas dos ?peritos?, falam de ?paladar médio?, ?retronasal profundo?, ou ?recordações de carne fumada e notas de tabaco?. Como explicas qual é o vinho de que gostas? Por vezes, não só é difícil encontrar aquilo de que gostamos, como também, uma vez provado, é difícil explicar porque gostamos. Vamos tentar ajudar-te para que escolhas com mais confiança em ti.

Se pensas num vinho correto, que possa ser agradável a várias pessoas diferentes, então é lógico que penses num vinho que não seja excessivamente doce, ácido ou amargo. A palavra que melhor o poderia definir seria ?equilibrado?. Já avançamos um bocadinho... Temos uma palavra que qualquer pessoa pode entender. E depois?

Na verdade, já avançamos bastante , porque o equilíbrio orienta-se quase exclusivamente em 2 direções se nos referimos a vinhos brancos, e a 3 em relação aos tintos.

Nos vinhos brancos, as direções relacionam-se com:

  • O frutado. Se a sua presença é em demasia, notarás que o vinho sabe como um puré de fruta podre.
  • A acidez. Se pelo contrário, o vinho marca uma acidez elevada, a sensação é semelhante à de chupar um limão.

Mas imagina que provas um vinho que tem, a proporção adequada entre o sabor de uma salada de frutas e o ponto correto de acidez. Provavelmente gostarias, não? Isso é o que se chama um vinho equilibrado de que, normalmente, qualquer pessoa gosta.

No caso dos tintos, a 3ª direção representa:

  • Os taninos. Os componentes habituais dos vinhos tintos que conferem essa sensação de secura, ou de poeira, que notas por exemplo quando tomas um chá verde sem açúcar.

Quanto mais preto é o chá e mais tempo o deixes repousar, maior é a sensação dada pelos taninos. Se adicionas leite e açúcar ao chá essa sensação diminui. A presença correta de taninos seria como tomar uma boa chávena de chá. Se um vinho contém uma elevada presença de taninos, ou são demasiado potentes, não notarás nem a acidez nem o frutado, ou seja, adeus vinho, olá boca de lixa!

Claro que os vinhos Chardonnay equilibrados não são iguais aos vinhos Sauvignon Blanc equilibrados. Cada variedade de uva tem o seu sabor (e o seu equilíbrio) de forma que não tens outra opção senão a de ir conhecendo cada uva para apreciar o seu valor e assim, escolher as que mais gostes.

Um vinho equilibrado é um vinho correto que nunca falha, mas em questão de gostos cada um sabe de si. Como gostas dos vinhos? Ligeiramente ácidos? Frutados? Na medida em que conheças as tuas preferências poderás escolher o mais apropriado para ti, explica-los, pedi-los num restaurante ou numa loja de forma confiante.

Quando recomendamos vinho tratamos de escolher os vinhos ?objetivamente? mais equilibrados, ainda que cada um tenha as suas preferências. Se analisares a imagem, verás as direções de um vinho tinto perfeitamente equilibrado e mais abaixo, as linhas dos vinhos de que eu mais gosto, de baixa acidez, ligeiramente tânicos e com muita fruta.

Por exemplo, um vinho que eu adoro:

 TAGS:Pittacum Barrica 2007Pittacum Barrica 2007

Pittacum Barrica 2007, um vinho fantástico e muito pessoal do Bierzo.

 

 

No entanto poderia recomendar-te:

 TAGS:Demencia de Autor 2008Demencia de Autor 2008

Demencia de Autor 2008, um vinho, sem dúvida, mais equilibrado, e que representa melhor as qualidades da uva Mencía dessa zona. Qual escolherias tu?

 

{
}

Deixe seu comentário Encontrar o melhor vinho

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name