Avisar sobre conteúdo inadequado

Envelhecer vinho: 5 curiosidades

{
}

 TAGS:undefinedNos últimos anos o vinho converteu-se num verdadeiro fenómeno social, gerador de múltiplas actividades, está presente em rotas turísticas, provas de todos os tipos, feiras, eventos festivais e um longo etc…

Simultaneamente, os produtores de vinho cada vez se esmeram mais no produto total que sai ao mercado. Os âmbitos são diversos e vão mais além do próprio processo de produção, abarcam embalagens e etiquetas atraentes e estudos prévios de consumo.
O site The Drinks Business publicou recentemente um artigo sobre os sistemas de envelhecimento do vinho. São estas as curiosidades que hoje queremos partilhar.

  1. Vinho “Extraterrestre”. Um britânico residente no Chile lançou um vinho envelhecido num meteorito “formado durante o aparecimento do sistema solar”. É um Cabernet Sauvignon, que, segundo o seu produtor, possui um sabor “vivo” graças a ter permanecido num barril de madeira na companhia de um objecto procedente do espaço extra-terrestre.
  2. Vinho envelhecido em ânforas. Estes recipientes foram utilizados na Antiguidade por diferentes civilizações com o fim de conservar, transportar vinho e azeite e inclusive mercadoria “seca”, tal como comprovam os achados arqueológicos. Actualmente, alguns produtores de vinho utilizam as ânforas para conferir sabores frutados e também mais neutros do que habitualmente acontece quando o vinho envelhece em barris de carvalho.
  3. Garrafas de carvalho. Se o vinho envelhece em barris de madeira, porque não utilizar este material para potenciar os vinhos mais novos? A Oak Bottle é uma ideia lançada pela plataforma de crowdfunding, Kickstarter, y promete demonstrar quais os efeitos do envelhecimento durante 6 meses em madeira de carvalho.
  4. Envelhecimento por calor. Tradicionalmente utilizado para envelhecer o vinho da Madeira, actualmente este método é utilizado para muitos tipos de vinho, que podem amadurecer nos cálidos porões dos navios mercantes ou em contentores de aço inoxidável entre 45º a 50ºc.
  5. No fundo do mar. A moda pegou, envelhecer vinhos novos em instalações subaquáticas é uma consequência das descobertas efectuadas em naufrágios e das garrafas de vinho e champanhe com mais de 170 anos em excelente estado de conservação.

 TAGS:Taylor's Twany 20 year oldTaylor's Twany 20 year old

Taylor's Twany 20 year old

 

 

 TAGS:Niepoort 20 YearsNiepoort 20 Years

Niepoort 20 Years

 

 

{
}

Deixe seu comentário Envelhecer vinho: 5 curiosidades

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name