Avisar sobre conteúdo inadequado

A época da vindima

{
}

 TAGS:Tudo chega a seu tempo e esta regra também se cumpre no mundo do vinho. Ainda que ?regra? seja uma forma de lhe chamar, já que, como há uns anos atrás me dizia um professor de enologia, para fazer vinho não existe uma receita.

Mas não há desacordo sobre o facto da importância da época exata, em que se faz a apanha da uva, a colheita ou vindima. Dela depende a qualidade do vinho que vamos obter. Diz-se que de uma uva má não dá bom vinho, mas pelo contrário, se temos uma uva boa podemos obter um mau vinho.

Um dos fatores que dita de forma decisiva a qualidade da uva é, precisamente, a época da vindima.

Passos para chegar à vindima

Durante o processo de maturação, a uva vai-se transformando. Cumpre um ciclo vegetativo que se inicia com o despertar dos rebentos, após um repouso de aproximadamente 120 dias. Depois vem a floração, que acontece entre o final do Inverno e o inicio da Primavera. A flor é convertida em fruto e começa a amadurecer.

A maturação do fruto começa quando o grão, ou bago, muda a sua cor de verde a vermelho, no caso de uma variedade tinta e, a amarelo no caso da uva branca, terminando quando chega ao estado maduro.

Durante este período o bago vai engordando, acumulando açúcar e perdendo acidez. Quando alcança o seu maior diâmetro e a máxima concentração de açúcar, chega a denominada maturação fisiológica, e é então que se recolhe.

Se a uva permanece muito tempo na planta produz-se uma sobrematuração, que acontece quando o fruto vive das suas reservas, perdendo água e concentrando o sumo.

Por vezes a colheita realiza-se na altura da maturação industrial, que nem sempre coincide exatamente com a fisiológica: é o momento em que é conveniente cortar por várias razões, seja por uma questão de produção ou porque se espera uma mudança climática que pode impedir a colheita, ou ainda por outras razões conjunturais.

Decidir qual a época de cortar

Ao decidir quando se fará a colheita, deve-se ter em conta o aspeto da uva, o seu estado de saúde, conteúdo em açúcar e acidez necessário, cor das partes lenhosas e também o facto de se ter efetuado um seguimento a todo o ciclo vegetativo, durante os meses prévios à maturação.

É apenas com todos estes fatores que poderemos escolher, com conhecimento, a altura de cortar e obter desta forma a melhor uva possível, ou seja, a condição imprescindível para elaborar um bom vinho.

 

{
}

Deixe seu comentário A época da vindima

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name