Avisar sobre conteúdo inadequado

Cerveja em O Blog da Uvinum

30/10/2017

Mais benefícios da cerveja

É do conhecimento geral, que algumas bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja, proporcionam benefícios à saúde, evidentemente, tendo sempre em vista um consumo moderado. Já aqui foram publicados vários artigos sobre este tema, hoje, para acabar com as dúvidas, trazemos mais benefícios comprovados do consumo de cerveja.

Tem uma baixa quantidade de calorias e é ...

18/09/2017

Uma cerveja diária pode reduzir o risco de ataque de coração

O título diz tudo: uma cerveja diária pode ajudar a reduzir o risco de sofrer um ataque de coração e outros problemas cardiovasculares. Esta foi a conclusão do estudo apresentado pela Universidade Estatal da Pensilvânia na última reunião da Associação Americana do Coração, a maior referência mundial de cardiologia.

O estudo baseou-se na análise de amostras de...

11/11/2016

Talvez a cerveja possa prevenir o cancro de mama

Talvez um dos principais ingredientes da cerveja, o lúpulo, possa contribuir para a prevenção do cancro da mama. Esta conclusão é a consequência de um estudo realizado por especialistas da Universidade de Illinois, Chicago, publicado pela revista britânica Daily & Sunday Express.

O lúpulo, uma planta aromática trepadeira, é a responsável pelos sabores amargos,...

2/09/2016

O que se bebia na época de Shakespeare?

Quatrocentos anos após a última obra de Shakespeare, vamos ver quais são as bebidas mencionadas nas suas peças de teatro, e quais as que provavelmente utilizaram os seus amigos para brindar os êxitos.

Cada uma das suas obras possui aproximadamente 38 referências de bebidas alcoólicas. A escolha da bebida de uma determinada personagem, representa também a sua posição ...

22/08/2016

O auge da cerveja sem glúten

O sector cervejeiro está a viver uma revolução a nível mundial. No entanto, até há pouco tempo, quem tinha intolerância ao glúten não podia saborear uma boa cerveja. Actualmente, as cervejeiras, impulsadas pela produção de cervejas artesanais, preocupam-se em reunir pedidos e sugestões que lhes permitam oferecer cervejas aptas para celíacos.

A cevada é o cereal...

8/08/2016

Porque é que a cerveja nos faz urinar?

Quando bebemos cerveja notamos que vamos à casa-de-banho muito mais vezes e temos muita necessidade de urinar, o que pode ser explicado por várias razões.

A razão principal é o efeito diurético da cerveja; a quantidade de urina formada nos rins aumenta, assim como a quantidade de água eliminada. Por isso, a vontade de urinar, quando se bebe cerveja, é maior do que ao...

2/06/2016

Quem bebe vinho ou cerveja, come melhor

Segundo um estudo da Universidade Miguel Hernández (UMH) em Elche, os estudantes que bebem cerveja e vinho, moderadamente, habitualmente consomem maior quantidade de peixe, frutas e hortaliças, ingredientes que fazem parte da dieta mediterrânica e considerados base de uma alimentação saudável.

Por outro lado, os jovens abstémios inquiridos (mais de 1000 entre 17 e 35...

22/05/2016

Queijo: mais fácil harmonizar com vinho ou cerveja?

Faz parte da gastronomia de qualquer país, e não é por acaso, é que o queijo, é um dos alimentos com mais matizes e que proporciona uma enorme variedade de combinações subtis.

Segundo as suas características, pode ser ingrediente num número de pratos quase infinito, desde as entradas às sobremesas, frito, gratinado, polvilhado, cortado ou ralado, o queijo pode ser...

22/04/2016

Hambúrgueres gourmet: mais do que uma moda

Os hambúrgueres passaram da perspectiva de comida rápida à qualidade gourmet, uma tendência que não passa despercebida nos bares e restaurantes. O hambúrguer foi, durante muito tempo, um prato ideal para os mais pequenos sobretudo porque a carne é suculenta e tenra. Felizmente, hoje em dia, os seus sabores multiplicaram-se com novos ingredientes e texturas e a ...

25/03/2016

Em questão de saúde: vinho ou cerveja?

Se alguma vez pensaste em qual seria a bebida mais adequada para a saúde, e gostas tanto de cerveja como de vinho, hoje podes esclarecer algumas dúvidas graças à curiosidade e persistência de alguns investigadores.

Mack Mitchell, membro do Centro Médico da Universidade Texas Southwestern, levou a cabo um estudo, recentemente dado a conhecer. Mitchell pediu a um grupo...