Avisar sobre conteúdo inadequado

Champanhe em O Blog da Uvinum

14/03/2016

Mumm e Fórmula 1: um romance terminado

A competição de automobilismo mais importante do mundo, a Fórmula 1, deu por terminada a aliança de 15 anos com o seu patrocinador oficial, o Champanhe Mumm.

Esta associação, entre a F1 e a G.H. Mumm, durou 15 anos e finalizou depois da oferta de 5.000.000 euros de patrocínio (realizada pela Mumm- cujo proprietário é Pernod Ricard) ter sido considerada...

21/12/2015

A origem do brinde

Agora que temos o Natal à porta, chegou a altura de brindar. Por esta razão, hoje, queremos explicar a origem do brinde. Um momento de celebração em que todos levantamos o copo e tocamos os dos outros para desejar algo.

Também se conhece como brinde, o conjunto de palavras utilizado nesse momento, o termo procede da palavra alemã “bring dir’s”, que significa...

14/12/2015

O jantar de Natal na Europa

O bacalhau, as rabanadas e o vinho do Porto estarão presentes em muitas mesas portuguesas neste Natal. Mas, o que se come e bebe durante estas festas no resto da Europa? Vamos passar por alguns dos jantares de Natal tradicionais europeus. Tira notas, para o caso de quereres introduzir alguns pratos novos no teu menu de Natal de 2015.

Jantar de Natal em Inglaterra

Por...

11/12/2015

5 cocktails com champanhe que não podes perder

Este Natal, não precisas de champanhe apenas para brindar, também podes elaborar cocktails deliciosos para saborear ao longo destes dias de festa.

Cocktail de Natal

É muito fácil de preparar. De sabor muito doce, pode ser decorado com uma pequena espetada de fruta para acompanhar.

Ingredientes:

¼ de copo de Champanhe Xarope de romã Espetada de fruta ...

9/02/2015

8 motivos para beber uma taça de espumante

Seja nas celebrações mais populares como em momentos pontuais, os espumantes estão sempre presentes quando há motivo para brindar. As suas borbulhas e o sabor inconfundível, entre muitas outras características, são algumas das razões para saborear uma taça de espumante. Hoje, apresentamos 8 motivos para que a bebas. Brindamos?

1. Motivo de celebração. Cada vez...

28/11/2014

Quando produzir um espumante vintage?

Quando nos referimos a espumantes vintage, ou seja, elaborados com uvas 100% procedentes da mesma colheita, ao contrário dos denominados ?non-vintage?, em que se utilizam uvas de diferentes colheitas, o mais importante é que este vinho seja um reflexo da personalidade da uva, do território, e inclusive do próprio produtor de vinho e das características climáticas...

25/10/2013

Como abrir Cava e Champanhe

Existe alguma coisa mais fácil do que abrir uma garrafa de cava? Bom, por vezes tudo se complica, além de que, tal como em quase tudo,há um modo standard para abrir as garrafas de Champanhe. Esqueçam as rolhas em voo e a cascata de espuma, isso é para os pilotos de Fórmula 1. Se aquilo que pretendem é saborear uma boa garrafa de espumante, a forma correta é a seguinte:

28/06/2013

Cocktails com espumantes

?Não há nada que simbolize melhor uma celebração do que o pop de uma garrafa de espumante, ver o fluxo de borbulhas numa taça e sentir essas borbulhas no céu da boca?, diz Kim Haasarud, autora de vários livros sobre cocktails, incluindo 101 Champagne Cocktails, e fundadora de Liquid Arquitecture, uma consultadoria de bebidas.

11/01/2013

Cava versus Champanhe

Pediram a minha opinião sobre a competição entre Cava e Champanhe e a verdade é que não é um tema fácil de opinar.Por um lado porque vai mais além de um debate sobre gostos, já que há um fundo de política na questão e por outro, porque existe cava e champanhe para todos os gostos, de forma que se torna difícil generalizar.

Digamos que, particularmente, não sou de...