Avisar sobre conteúdo inadequado

Curiosidades em O Blog da Uvinum

20/02/2017

Do vinho azul ao vinho verde

Ainda que a tradição seja muito importante para os amantes do vinho, a inovação também é uma característica a apreciar. É por essa razão, que as adegas mais novas trabalham para desenvolver novas receitas e fórmulas capazes de surpreender inclusive os paladares mais especializados, não apenas através do sabor, mas também utilizando a cor.

Há um ano falámos do...

6/02/2017

Para viver 110 anos, um gole de whisky por dia

O habitual é pensar que o facto de viver muitos anos está unido a uma vida saudável, uma alimentação equilibrada e actividade física regular.

Não obstante, e ainda que estes factores sejam absolutamente necessários, as pessoas mais longevas do mundo referem que o álcool faz parte da sua dieta diária, e pensam que este hábito as ajudou a viver tanto tempo.

Grace...

2/01/2017

Estudos: os lémures e o álcool

Algumas espécies de animais ingerem álcool de modo espontâneo, através da fermentação da fruta e de outros alimentos no seu habitat natural. Um rasgo que muitos pensamos ser exclusivamente humano, mas na verdade é partilhado com determinadas espécies de primatas prossímios, como os lémures, os aie-aie ((Daubentonia madagascarienses) e os lóris lentos.

Um estudo...

28/11/2016

3 filmes em que o Champanhe é protagonista

Tal como uma taça de bom champanhe, a sétima arte constitui um prazer para os sentidos, e a verdade é que esta bebida já gozou alguns momentos de glória no grande ecrã. Existem pelo menos 3 filmes de referência em que o Champanhe actuou como protagonista.

James Bond: Já é um clássico no Reino Unido, e talvez também no mundo inteiro. O glamour e a exclusividade...

29/08/2016

De onde vem a palavra whisky?

A palavra apareceu no princípio do séc. XVIII, como sendo uma tradução do gaélico ao termo latino aqua vitae – água da vida- que em língua celta se diz uisge beatha, ainda que provavelmente o seu uso venha de séculos atrás.

Na verdade, whisky, é um entre os muitos termos adaptados à grafia e pronuncia inglesa que se utilizaram até aos meados de 1700, quando...

19/08/2016

Beber vinho com...gatos!

Verdade! Tomar um copo de vinho na companhia de gatos é uma realidade e o sítio é um bar nos E.U.A. Nos últimos anos, a moda dos bares temáticos arrancou furiosamente, e para o confirmar basta passar os olhos pelos guias de ócio das principais cidades do mundo. Encontrará desde bares de gelo, até aos bares onde pode ir com os seus filhos sem receio de incomodar os...

13/06/2016

Ideias para reciclar barris de vinho

Para além do seu lugar assegurado nas adegas, os barris de vinho podem ter muitas outras funções.

Alguma vez pensou em usá-los como decoração?

Aqui vão algumas ideias. Anote!

Utilizado como balde de gelo

Após cumprir a função original e uma vez cortados a meio, os barris podem encher-se com gelo e servir como recipiente de bebidas frescas em eventos e...

9/05/2016

Cocktails inspirados no escritor Roal Dahl

O restaurante Rocket, em Londres serve 4 cocktails, inspirados em diferentes obras do famoso escritor galês Roald Dahl, que hoje gostaríamos de partilhar.

Mr. Fox Um cocktail inspirado no livro infantil - Fantastic Mr. Fox – escrito por Dahl em 1968. É elaborado com vodka Zubrówka, licor St Germain, cenoura, limão e sumo de maçã.

The Witches Este é o...

29/04/2016

Escolher uma garrafeira

Antes de escolher e montar uma garrafeira, seja em casa, adega ou restaurante, devemos seguir alguns parâmetros, alguns deles estão relacionados com a temperatura mas há outros aspectos igualmente importantes.

Tipo de sistema

Algumas garrafeiras, mais sofisticadas, priorizam o tipo de sistema, o sistema termoeléctrico é um dos que oferece mais vantagens na...

4/04/2016

Vinho em pintura

O artista plástico Jorge Martorell utiliza o vinho com uma nova e original técnica. As suas telas são pintadas com vinhos das castas Malbec, Syrah, Cabernet e Chardonnay, entre outros.

Martorell substitui o acrílico pelo vinho e tudo começou por um acidente, uma mancha de vinho caiu na tela em que trabalhava e o artista decidiu que esta faria parte da obra. Gostou tanto...