Avisar sobre conteúdo inadequado

Espumante em O Blog da Uvinum

21/05/2018

Vinho e Fast food; combinação possível?

Onde está escrito que não se pode combinar pizza ou cachorro-quente com um bom vinho ? Esta é uma das versatilidades do vinho, o poder ser combinado com um número de pratos quase infinito. E isto é dito pelos especialistas como Nicolás Boise, escanção do Restaurante Mugaritz, que afirmou ao jornal El País que o fast food é perfeitamente harmonizável com vinho.

Mas...

5/06/2017

Arrefecer vinhos: quais e como

Todos os amantes do vinho sabemos que cada variedade possui uma temperatura ideal, que alguns vinhos devem ser bebidos a temperatura ambiente e que, muitas vezes, a experiência de uma prova pode ser totalmente estragada se o vinho está demasiado frio ou demasiado quente.

A maioria dos vinhos novos brancos e rosés, os espumantes e os vinhos doces melhoram muito quando são...

7/06/2016

Alguns truques para harmonizar sobremesas

Combinar vinho e sobremesa é uma das melhores opções para conseguir um bom contraste de sabores. Toma nota dos nossos conselhos e elabora as melhores combinações para servir um final de refeição fantástico aos teus convidados ou fazer a experiência num bom restaurante.

Tartes e pastéis: Vinhos doces como o Sauternes de Nourdeaux, vão bastante bem com sobremesas à...

24/05/2016

O espumante inglês está a crescer!

Entre todos os diferentes tipos de vinho, é o espumante que está a ganhar terreno na aceitação dos mercados.

Os estudos de evolução deste produto no mercado, indicam que a indústria do espumante inglês é uma das mais procuradas pelos consumidores e avançam que, provavelmente continuará a crescer durante os próximos anos, cerca de 342% no período entre 2007 e...

1/04/2016

Alguns tipos de garrafas de vinho

Até ao séc. XVII não se utilizaram garrafas para embalar o vinho, antes do vidro, os materiais eram outros: ânforas de cerâmica, barris de madeira e mesmo tripas de animais.

Hoje em dia a garrafa de vidro é elementar para a conservação do vinho, uma vez saído da adega. No interior da garrafa, o vinho segue o seu percurso para o estado de consumo ideal, dependendo...

21/12/2015

A origem do brinde

Agora que temos o Natal à porta, chegou a altura de brindar. Por esta razão, hoje, queremos explicar a origem do brinde. Um momento de celebração em que todos levantamos o copo e tocamos os dos outros para desejar algo.

Também se conhece como brinde, o conjunto de palavras utilizado nesse momento, o termo procede da palavra alemã “bring dir’s”, que significa...

2/06/2015

Uvas para cada pão

Ainda que pão e vinho seja um duo bem conhecido de todos, harmonizá-los talvez seja uma tarefa complexa para muitos. Para os combinar é necessário provar e só depois então, escolher seguindo o nosso paladar.

Hoje deixámos aqui algumas das nossas opções preferidas para que proves antes de começar a experimentar as tuas alternativas.

Champanhe e brioche: O...

23/12/2014

Dúvidas com o almoço de Natal? Uma proposta de ementa harmonizada para garantir êxito

O Natal está mesmo à porta e certamente já estás a pensar na ementa. Para que não deixes ao acaso um dos teus principais aliados; o vinho, o espumante e o licor, propomos-te uma ementa harmonizada para seduzir os teus convidados.

Entrada

Paté quente de queijo e cebola

Não há refeição que se preze sem entradas... O ideal? Saborear este paté quente de...

18/12/2014

Aproxima-se o Natal...(e eu...com esses vinhos!)

Sim, já sabemos que o Natal esta quase aqui e também é provável que tenhas muitas dúvidas sobre quais os vinhos e espumantes para servir nesta festa. De modo a ajudar-te (sejas um iniciado nesta área ou simplesmente dos que se deixam levar pelo paladar), o nosso conselheiro pessoal elaborou uma selecção dos melhores vinhos e champanhe para festejar e oferecer no...

28/11/2014

Quando produzir um espumante vintage?

Quando nos referimos a espumantes vintage, ou seja, elaborados com uvas 100% procedentes da mesma colheita, ao contrário dos denominados ?non-vintage?, em que se utilizam uvas de diferentes colheitas, o mais importante é que este vinho seja um reflexo da personalidade da uva, do território, e inclusive do próprio produtor de vinho e das características climáticas...