Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinho em O Blog da Uvinum

11/07/2016

As zonas vitivinícolas alemãs (III/III)

Os vinhos alemães ocupam diversas áreas de grande beleza no país. Vale a pena, não só descobrir as regiões vinícolas, como conhecer os seus diferentes vinhos. Hoje fazemos uma visita a outras zonas de produção de vinho e conhecemos um pouco das suas castas, tipos de vinho e extensão de produção.

Mittelrhein

Ainda que seja uma zona de reduzida dimensão, produz...

8/07/2016

As zonas vitivinícolas alemãs (II/III)

Graças aos grandes contrastes de temperatura, a Alemanha possui diversas zonas vinícolas que produzem vinhos brancos e tintos. Já aqui foram descritas algumas destas rgiões no nosso primeiro artigo, desta vez revelamos algumas zonas mais onde é elaborado o bom vinho alemão.

Zona de Franken ou Francónia

São 6.040ha junto ao rio Main. Uma grande parte destes...

4/07/2016

As zonas vitivinícolas alemãs (I/III)

Os vinhos alemães já fazem parte de uma longa tradição e cada vez obtêm maior presença no mercado internacional de vinho. Para conhecer os seus vinhos é necessário saber quais são as principais regiões produtoras de vinho na Alemanha.

São 13, as zonas com uma extensão média de 100.000ha e a grande maioria concentra-se a Sul e Sudoeste, dadas as condições ...

1/07/2016

Quais são os alimentos mais afrodisíacos?

O chocolate, os morangos... são alimentos bem conhecidos por reavivar a paixão. Haverá mais alimentos afrodisíacos? A resposta é sim, há muitas e algumas que certamente nem conhece. Hoje mostramos-lhe algumas:

Amêndoas

Talvez pareça estranho que um fruto seco esteja entre os alimentos que afecte a libido. Mas para além das amêndoas, há mais frutos secos e...

27/06/2016

Chaves para desfrutar uma prova de vinhos

No mundo da gastronomia e do turismo, o prazer sensorial vai ganhando um grande protagonismo. A busca é a do prazer oferecido pela comida e pela bebida. Por essa razão, as melhores provas são aquelas que proporcionam o máximo prazer no momento de beber, por exemplo, vinho.

1. Bem rodeados. Uma cata deste tipo pede o melhor ambiente possível, seja com a família ou os...

20/06/2016

Alteração climática e vinhos. Qual é a relação?

É por todos conhecido, que a actividade industrial das últimas décadas, caracterizada pelo uso intensivo dos combustíveis fosseis, tem responsabilidade sobre as lentas, porém dramáticas, alterações climáticas produzidas no planeta. A temperatura global aumentou e por consequência, também as características climáticas de cada zona sofrem alterações.

Esta...

13/06/2016

Ideias para reciclar barris de vinho

Para além do seu lugar assegurado nas adegas, os barris de vinho podem ter muitas outras funções.

Alguma vez pensou em usá-los como decoração?

Aqui vão algumas ideias. Anote!

Utilizado como balde de gelo

Após cumprir a função original e uma vez cortados a meio, os barris podem encher-se com gelo e servir como recipiente de bebidas frescas em eventos e...

5/06/2016

8 cocktails com vinho para celebrar a chegada do bom tempo

Vai um cocktail à base de vinho? Hoje temos algumas propostas:

Com cola: Em Espanha este cocktail chama-se Kalimotxo. Se gostas de vinho tinto mas por vezes apetece-te de tomar uma bebida diferente, experimenta misturar cola e vinho em proporções iguais. Junta algum gelo e umas gotas de sumo de limão. 

Água com gás: Juntando 1 parte de água com gás e 2...

2/06/2016

Quem bebe vinho ou cerveja, come melhor

Segundo um estudo da Universidade Miguel Hernández (UMH) em Elche, os estudantes que bebem cerveja e vinho, moderadamente, habitualmente consomem maior quantidade de peixe, frutas e hortaliças, ingredientes que fazem parte da dieta mediterrânica e considerados base de uma alimentação saudável.

Por outro lado, os jovens abstémios inquiridos (mais de 1000 entre 17 e 35...

27/05/2016

8 harmonizações para esquecer

Algumas combinações de vinho com determinados pratos devem realmente ser evitadas e por vezes é mais importante saber quais as harmonizações que não se devem fazer do que seguir recomendações sobre as uniões gastronómicas ideais. Uma combinação infeliz pode provocar ressaca, azia ou arruinar completamente o sabor de um prato.

Com champanhe não deve… Uma das...