Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinho Tinto em O Blog da Uvinum

7/09/2015

Apaixona-te ou bebe vinho e sê feliz!

Segundo um estudo da Universidade de Neurociência de Birmingham, existem semelhanças entre o que sentimos ao consumir álcool e quando estamos apaixonados. Este estudo afirma que ao beber de mais adoptamos o mesmo comportamento de uma pessoa apaixonada e a responsável é a “hormona do amor”; a oxitocina.

A oxitocina funciona como um processo químico cerebral muito...

28/08/2015

Vendas de vinhos online então no seu auge

Nos últimos anos, o comércio de vinho por Internet cresceu de tal modo que constitui a terceira fonte de informação mais utilizada por quem compra vinho. A razão relaciona-se com a acessibilidade, quantidade e variedade de opções. Através da Internet, os consumidores de vinho obtêm conselhos e ficam a conhecer mais sobre os produtos adquiridos ou que pretendem...

21/08/2015

As irregularidades do vinho II

Existem muitos factores responsáveis pelo mau estado de uma garrafa de vinho. Já aqui vimos algumas das possíveis irregularidades que o vinho pode sofrer, hoje adicionamos mais algumas.

Anidrido sulforoso. Alguns dos processos de elaboração do vinho utilizam o enxofre, que, como consequência pode provocar sabor demasiado acentuado, assim como um cheiro desagradável,...

17/08/2015

As irregularidades do vinho

Ainda que os processos de elaboração do vinho tenham mudado muito ao longo do tempo, hoje em dia continua a ser possível encontrar as irregularidades que pode apresentar o vinho que consumimos. Seja por oxidação, odor marcado ou gosto estranho, nem sempre é fácil identificar os erros mais habitualmente encontrados no vinho.

Alguns deles, são:

Sabor avinagrado. É...

14/08/2015

Faço atletismo. Posso beber vinho sem problemas?

O desporto e o vinho não são rivais e podem conviver sem problemas, sempre que o consumo do segundo seja moderado. Aliás, existem alguns estudos que concluem que o vinho oferece vantagens e benefícios de um modo geral.

Porém, é natural que alguns atletas se perguntem se devem beber vinho, uma vez despendem muita energia e habitualmente alimentam-se saudavelmente e...

31/07/2015

Churrasco a vista? Escolha os vinhos com consciência!

Escolha o dia, os amigos, os melhores cortes de carne, peixe e legumes, escolha um lugar que atenda aos padrões para churrascos no verão (importante!). O seu churrasco será perfeito, mas.. Escolheu o vinho? Não deixe para o último momento e maride a melhor carnes, peixe e legumes com os vinhos mais apropriados para que seu churrasco seja perfeito.

Começa a...

10/07/2015

Apaixonados por garrafas de vinho? Podem ter uma 2ª vida

Se a tua garrafa de vinho ficou vazia e ficaste com vontade de lhe conceder uma segunda vida útil, existem diferentes modos de lhes tirar partido dentro de casa e facilmente realizável.

Irrigador por gotejo lento para plantas: Se tens garrafas de vinho vazias, um jardim e pouco tempo livre, podes regar as tuas plantas perfurando uma rolha de cortiça e mantendo a garrafa...

29/06/2015

Festival Vinho ao Vivo

O Vinho ao vivo nasceu numa tarde quente de 2010, nas margens do Rio Tejo em Belém, entre música, gastronomia e provas de cerca de 120 vinhos. O êxito deste evento, em que participam vários produtores europeus, teve como consequência uma repetição anual de sabores em descobrimento. 

A 6ª edição do Festival Europeu do Terroir Vinho ao Vivo irá decorrer nos dias...

5/06/2015

O personal shopper da Uvinum responde: Que vinhos biodinâmicos recomendas?

Os vinhos biodinâmicos encontram-se em ascensão, a atenção que se lhes dedica traduz-se no número de eventos e no crescimento do interesse dos consumidores por este tipo de vinhos. Os clientes da Uvinum, evidentemente, não são excepção e, na verdade, uma das consultas mais recentes, colocadas ao nosso personal shopper diz respeito a recomendações de vinhos ...

2/06/2015

Uvas para cada pão

Ainda que pão e vinho seja um duo bem conhecido de todos, harmonizá-los talvez seja uma tarefa complexa para muitos. Para os combinar é necessário provar e só depois então, escolher seguindo o nosso paladar.

Hoje deixámos aqui algumas das nossas opções preferidas para que proves antes de começar a experimentar as tuas alternativas.

Champanhe e brioche: O...