Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinho em O Blog da Uvinum

24/10/2016

10 grandes regiões vinícolas francesas

Quais são as 10 regiões vinícolas francesas mais importantes? Oferecemos-lhe um resumo, nas próximas linhas, sobre cada uma destas zonas e porque são tão especiais os vinhos que produzem.

Bordeaux: Merlot e Cabernet sauvignon, principalmente para os tintos, e Sémillon, Muscadelle e Sauvignon blanc para os brancos. Bordeaux une a tradição ao prestigio, e talvez por...

21/10/2016

Buon appetito! Gastronomia italiana para iniciados

Claro que em Itália há vida para além da pizza, e tudo com muita cor; os verdes das ervas aromáticas, os vermelhos do tomate e do pimento, os diversos brancos e amarelos dos seus excelentes queijos e as corres terra dos vários tipos de cogumelo.

A gastronomia italiana está repleta de gozo visual e sabores equilibrados de paladar. Aqui deixamos alguns dos pratos mais ...

17/10/2016

Ginásio e vinho?

Há aproximadamente dois anos, o investigador Jason Dyck, da Universidade de Alberta, no Canadá, publicou um estudo sobre a relação existente entre a actividade física e um elemento encontrado em vários alimentos, nomeadamente nas uvas, chamado resveratrol.

Para surpresa de muitos, incluindo os investigadores, os resultados indicaram que o resveratrol gera efeitos...

10/10/2016

Beber vinho durante a gravidez

Já muito se escreveu sobre consumo de vinho (de álcool, no geral) durante a gravidez, mas esta parece ser uma questão que continua a suscitar debates e investigações. Alguns especialistas dizem que é aceitável beber vinho moderadamente durante a gravidez, porém, outros, pensam que apenas um copo já é extremamente perigoso para a saúde do bebé. 

O que não é...

26/09/2016

Vinho para deixar a dependência ao álcool

Até hoje, o princípio fundamental para ultrapassar a dependência do álcool sempre foi a abstinência total. Porém, em Ottawa, no Canadá, um centro de acolhimento a pessoas sem abrigo está a realiza um programa de recuperação que inclui o vinho como parte do processo de desintoxicação.

 O programa, recentemente divulgado pela publicação francesa sciencepost.fr e ...

19/09/2016

Vinho estragado? Como tirar partido

Um vinho picado já não pode ser bebido, mas é possível utilizá-lo de outros modos.

Uma das melhores formas de aproveitar um vinho picado é aproveitando-o para cozinhar e aumentar os sabores da carne ou do peixe, sejam eles pratos feitos no forno ou guisados, junto às especiarias e algumas verduras, irá certamente obter uma bela refeição.

Sempre se disse que o ...

16/09/2016

5 bares em Birmingham para tomar um bom vinho

Talvez este não seja o destino mais cobiçado do Reino Unido, mas Birmingham é uma cidade com um considerável número de atracções turísticas, para além de muitos bares de boas cervejas e vinhos. Nos bares de vinhos encontramos uma grande diversidade, de alta qualidade e de várias regiões do mundo. Hoje seleccionamos cinco bares, para que a sua próxima visita a esta ...

12/09/2016

O maior museu do vinho do mundo

Os amantes do vinho têm mais um lugar para visitar neste verão. Chama-se Cidade do Vinho ou Cité du Vin, fica em Bordeaux, França, e ocupa cerca de 14.000 m²; uma superfície dedicada à cultura do vinho e à descoberta da mesma através de actividades. Uma das razões pelo qual vale a pena visitar este espaço, para além do enorme espaço a explorar, é o facto e ser um...

9/09/2016

6 benefícios do vinho branco

Já muito se sabe sobre as vantagens fornecidas pelo consumo de vinho tinto, mas os brancos, para além de frescura e aroma inconfundível, também têm a sua importância. Quais são os principais benefícios que proporciona o consumo do vinho branco?

1. É aconselhável a quem padece de doenças do aparelho respiratório Segundo uma investigação realizada pela Escola...

5/09/2016

A alimentação kosher

A Cashrut é termo que define as leis da alimentação impostas pela religião judaica. Kosher ou casher é, pois, o conjunto de alimentos aptos para os praticantes desta religião, que exclui a carne de animais considerados impuros como o porco, os moluscos e crustáceos e a maioria dos insectos, excepto lagostas e gafanhotos e algumas mesclas de carne e leite.

Os animais...