Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinho em O Blog da Uvinum

21/08/2015

As irregularidades do vinho II

Existem muitos factores responsáveis pelo mau estado de uma garrafa de vinho. Já aqui vimos algumas das possíveis irregularidades que o vinho pode sofrer, hoje adicionamos mais algumas.

Anidrido sulforoso. Alguns dos processos de elaboração do vinho utilizam o enxofre, que, como consequência pode provocar sabor demasiado acentuado, assim como um cheiro desagradável,...

17/08/2015

As irregularidades do vinho

Ainda que os processos de elaboração do vinho tenham mudado muito ao longo do tempo, hoje em dia continua a ser possível encontrar as irregularidades que pode apresentar o vinho que consumimos. Seja por oxidação, odor marcado ou gosto estranho, nem sempre é fácil identificar os erros mais habitualmente encontrados no vinho.

Alguns deles, são:

Sabor avinagrado. É...

14/08/2015

Faço atletismo. Posso beber vinho sem problemas?

O desporto e o vinho não são rivais e podem conviver sem problemas, sempre que o consumo do segundo seja moderado. Aliás, existem alguns estudos que concluem que o vinho oferece vantagens e benefícios de um modo geral.

Porém, é natural que alguns atletas se perguntem se devem beber vinho, uma vez despendem muita energia e habitualmente alimentam-se saudavelmente e...

31/07/2015

Churrasco a vista? Escolha os vinhos com consciência!

Escolha o dia, os amigos, os melhores cortes de carne, peixe e legumes, escolha um lugar que atenda aos padrões para churrascos no verão (importante!). O seu churrasco será perfeito, mas.. Escolheu o vinho? Não deixe para o último momento e maride a melhor carnes, peixe e legumes com os vinhos mais apropriados para que seu churrasco seja perfeito.

Começa a...

27/07/2015

Calorias do álcool na etiqueta. Sim ou não?

O Parlamento Europeu solicitou recentemente que as etiquetas das bebidas alcoólicas indicassem os dados relativos ao seu conteúdo calórico e convidou o executivo comunitário a apresentar uma proposta sobre este tema antes de 2016. 

A resolução da “estratégia europeia em relação ao álcool” foi aprovada e o seu objectivo é reduzir o seu consumo entre os menores...

17/07/2015

O segredo da longevidade? Uma vida saudável e um pouco de vinho...

O explorador Dan Buettner, da National Geographic, realizou centenas de entrevistas a idosos e descobriu cinco regiões da Europa, América e Ásia, chamadas “Zonas Azuis”, onde se verifica a maior concentração do mundo de centenários.

No seu livro – A solução das zonas azuis – Buettner descreve a alimentaç4ao dos habitantes destas zonas. Para o autor, a...

10/07/2015

Apaixonados por garrafas de vinho? Podem ter uma 2ª vida

Se a tua garrafa de vinho ficou vazia e ficaste com vontade de lhe conceder uma segunda vida útil, existem diferentes modos de lhes tirar partido dentro de casa e facilmente realizável.

Irrigador por gotejo lento para plantas: Se tens garrafas de vinho vazias, um jardim e pouco tempo livre, podes regar as tuas plantas perfurando uma rolha de cortiça e mantendo a garrafa...

26/06/2015

Lisboa em copos de vinho

Para além de luminosidade inconfundível, a Cidade de Lisboa guarda múltiplos tesouros de senhora antiga. São tesouros feitos de sabedoria, experiência e personalidade. Um deles, é, evidentemente, o vinho. Tão importante como a pérola dos líquidos, é o local onde este se bebe, acompanhado de quem e com quê.

É verdade que a oferta é tão grande e variada como...

5/06/2015

O personal shopper da Uvinum responde: Que vinhos biodinâmicos recomendas?

Os vinhos biodinâmicos encontram-se em ascensão, a atenção que se lhes dedica traduz-se no número de eventos e no crescimento do interesse dos consumidores por este tipo de vinhos. Os clientes da Uvinum, evidentemente, não são excepção e, na verdade, uma das consultas mais recentes, colocadas ao nosso personal shopper diz respeito a recomendações de vinhos ...

2/06/2015

Uvas para cada pão

Ainda que pão e vinho seja um duo bem conhecido de todos, harmonizá-los talvez seja uma tarefa complexa para muitos. Para os combinar é necessário provar e só depois então, escolher seguindo o nosso paladar.

Hoje deixámos aqui algumas das nossas opções preferidas para que proves antes de começar a experimentar as tuas alternativas.

Champanhe e brioche: O...