Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos em O Blog da Uvinum

3/07/2017

O Reino Unido através dos vinhos de Kent e Sussex

No Reino Unido está a aumentar o número de adegas e a oferta de vinhos. Em cinco anos foram criadas aproximadamente 200 adegas novas e a importância dos seus vinhos continua a crescer. O mesmo aconteceu com o enoturismo; alguns dos percursos oferecidos hoje em dia juntam diferentes zonas, o que ajuda muito a conhecer melhor o país.

Kent é um condado localizado a Sudeste...

5/06/2017

Arrefecer vinhos: quais e como

Todos os amantes do vinho sabemos que cada variedade possui uma temperatura ideal, que alguns vinhos devem ser bebidos a temperatura ambiente e que, muitas vezes, a experiência de uma prova pode ser totalmente estragada se o vinho está demasiado frio ou demasiado quente.

A maioria dos vinhos novos brancos e rosés, os espumantes e os vinhos doces melhoram muito quando são...

27/02/2017

Os brancos de Rioja

Falar de um Rioja significa que nos referimos a uma Denominação de Origem famosa em todo o mundo, e que agrupa cada vez mais regiões em toda a Espanha.

Tradicionalmente, os vinhos de Rioja têm sido os tintos de diferentes notas e corpos, ideais, na sua maioria, para acompanhar carnes, especialmente de caça.

Porém, desde há uns anos, o próprio conselho geral de La...

3/02/2017

5 regiões vinícolas que talvez desconheça

Quando se fala de vinho e denominações de origem, habitualmente há uma certa tendência para uma visão conservadora, no sentido em que a muitos nos custa mudar de zona e inclusive de variedade de uva, uma vez que encontramos o que se adapta ao nosso paladar.

Ainda que a cultura do vinho se tenha estendido, e permitido que cheguem até nós vinhos de várias procedências, ...

25/07/2016

5 propostas para gourmets em férias

O turismo gastronómico encontra-se em subida e sobretudo graças à quantidade de pessoas que procuram saber mais sobre a gastronomia de cada lugar. Os profissionais com mais anos no sector convivem com os mais novos, que necessitam dar a conhecer os seus descobrimentos culinários. A oferta é ampla e variada. Se vai de férias e a gastronomia é uma das suas paixões, este...

15/07/2016

Salada e vinho: um prazer divino (e saudável)

Nestes dias de calor, a melhor opção para uma refeição é uma salada, que pode preparar de mil e um modos diferentes. Se for acompanhada de um bom vinho, ainda melhor. Hoje propomos-lhe algumas saladas, e vinhos correspondentes, para que que possa saborear um menu de verão.

1. Salada de arroz

Ingredientes:

200gr de arroz basmati 6 azeitonas pretas 12...

24/06/2016

5 destinos enoturísticos a não perder II

No nosso primeiro artigo sobre os melhores destinos enoturisticos, recomendámos alguns dos lugares onde o vinho é um centro de atenção cultural. Hoje, trazemos mais cinco destinos onde pode saborear a pérola dos líquidos.

1. País Vasco, Espanha

Uma das regiões onde a gastronomia tem que se lhe diga. Igualmente, os seus vinhos, e portanto, a sua localização...

29/02/2016

Pretende investir em vinho? O que se deve ter em conta?

As boas vinhas produzem vinho de qualidade, que por sua vez é exportado e importado a muitos países diferentes. Para além do evidente, investir em vinho é, hoje em dia, um bom negócio se for bem feito. É aconselhável rodear-se dos melhores assessores na matéria e algumas outras acções a ter em conta.

Um relatório da BNP Paribas estabeleceu qual é o presente do...

26/02/2016

Duas vezes vinho?

Beber vinho, moderadamente, proporciona uma grande quantidade de benefícios. E se o bebermos em grandes tragos? Muito melhor, ou isso afirma um estudo realizado pela Universidade de Nápoles, cuja conclusão aponta para a quantidade de vinho que se toma em cada trago e como este facto tem uma grande influência sobre o sabor do vinho.

Este estudo utilizou uma casta autóctone...

22/01/2016

Como limpar nódoas de vinho?

A todos já aconteceu, tropeçar num copo de vinho e como consequência manchar a roupa, é um acidente habitual. As nódoas de vinho podem ser um pouco difíceis de limpar e dependem do tipo de tecido, por isso se utilizam diferentes métodos.

Nódoas de vinho secas: O tecido deve ficar de molho com um pouco de lente quente até que desapareça, depois podes lavar a...