Avisar sobre conteúdo inadequado

Vinhos em O Blog da Uvinum

10/06/2013

Zinfandel, uma uva com mistério

A casta Zinfandel encontra-se sobretudo no Vale da Califórnia, lugar considerado durante muito tempo como o seu berço, porém, estudos recentes revelaram que esta uva teve antepassados croatas e italianos. Estes novos dados aumentaram o mistério da sua procedência, já discutida desde o século XVIII, além da origem do próprio nome ? Zinfandel ? do qual também não se...

31/05/2013

Petit Verdot, uma casta combinável

Os vinhos Petit Verdot têm origem em Bordéus, França. É uma variedade de uva de cor vermelha, quase sempre utilizada para misturar outras castas com a mesma origem. Tal como no caso de muitas outras castas, a sua proveniência é um mistério. Pensa-se que a Petit Verdot seja anterior à casta Cabernet Sauvignon, também ela de Bordeaux.

27/05/2013

Gewürztraminer uma casta aromática

A uva Gewürztraminer é uma variedade peculiar de uva , procedente da Europa Central. Esta cepa é uma variante da denominação de origem traminer (Tramin-Itália) que se realizou na Alemanha;o seu nome vem da junção do vocábulo alemão ?gewürz? que significa ?condimentada? com a palavra ?traminer?. A uva Gewürztraminer é utilizada na elaboração de vinhos brancos que...

22/04/2013

Bordeaux e os seus grandes vinhos

É tarefa quase impossível escrever tudo sobre Bordeaux e os seus vinhos. Muitos de nós estamos de acordo em que mesmo uma enciclopédia sobre este tema não seria suficiente, de qualquer forma vamos tentar realçar o melhor da sua região, vinhedos, e como não podia deixar de ser, dos seus vinhos.

19/04/2013

Merlot, uma uva suave e elegante como uma mulher

A origem da uva Merlot é Bordéus (França). A seguir à Cabernet Sauvignon, a Merlot é considerada a uva mais produzida no mundo. O seu nome, Merlot, provem do francês ?petit oiseau noir?, que se traduz por melro, uma pequena ave que se alimenta precisamente do sumo destas uvas e cuja cor das penas, preto-asa-de-corvo, se parece muito à cor dos bagos da Merlot.

A...

17/04/2013

O copo perfeito para cada vinho

Que tipo de copos posso usar para servir vinhos? Devo usar copos diferentes para cada vinho? Estas sao algumas das perguntas que fazemos normalmente quando temos convidados e queremos dar boa impressão quando o assunto é vinho. É realmente algo importante, porque é verdade que cada vinho é apreciado em um copo diferente.

O primeiro a ser considerado sao as...

11/02/2013

O apelido dos vinhos

Dizer que um vinho possui Terpenos, Metoxipirazinas, Norisoprenóides ou Tióis voláteis no mosto, e apenas mencionando alguns deles, é falar chinês com o consumidor. No entanto, se lhe dissessem que a garrafa de vinho que acabou de comprar, contem uvas, que durante a sua vinificação libertaram aromas florais (Terpenos) e que tem um intenso cheiro a pimenta ...

8/02/2013

Os vinhos da Península de Setúbal

A rota dos vinhos da Península de Setúbal abarca duas Denominações de Origem: a de Setúbal e a de Palmela, esta última recentemente eleita (em 2012) Cidade Europeia do Vinho, pela RECEVIN- Rede Europeia de Cidades do Vinho.

Ambos os Concelhos, juntamente com Montijo e Alcácer do Sal, são reconhecidos produtores de vinhos regionais da Costa Azul.

As vinhas das...