Avisar sobre conteúdo inadequado

Gewürztraminer uma casta aromática

{
}

 TAGS:A uva Gewürztraminer é uma variedade peculiar de uva , procedente da Europa Central. Esta cepa é uma variante da denominação de origem traminer (Tramin-Itália) que se realizou na Alemanha;o seu nome vem da junção do vocábulo alemão ?gewürz? que significa ?condimentada? com a palavra ?traminer?. A uva Gewürztraminer é utilizada na elaboração de vinhos brancos que se destacam pelo seu aroma e sabores cítricos.

Esta uva, sem ser 100% de origem alemã foi, no entanto, adotada por eles e como resultado lograram algumas misturas como a cepa Müller-Thurgau, a qual, também foi misturada com a uva Siegerrebe, o que resultou na cepa Ortega.

Hoje em dia, a Gewürztraminer é cultivada em grande parte da Europa, nomeadamente na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, França e Hungria; o seu cultivo também foi logrado com muito êxito na Nova Zelândia e Austrália e, em menor escala, no Chile.

A cepa Gewürztraminer cultiva-se indiscutivelmente melhor em climas frios. É uma uva de tons rosa ou vermelho esbatido e bagos de pele grossa. A vide é muito vigorosa, costuma amadurecer tardiamente e possui um alto teor de açúcar. São uvas fantásticas para a elaboração de vinhos brancos semi-secos, ainda que não se possam deixar de lado os vinhos secos produzidos com Gewürztraminer, já que são extremamente aromáticos.

Apesar de ser uma vide de difícil cultivo, presentemente já podemos encontrar uma grande variedade de vinhos Gewürztraminer. Têm, habitualmente, uma cor dourado escuro que se destaca entre os vinhos brancos. Possuem um sabor exótico, com uma ligeira tendência ao amargo e onde podemos encontrar sabores a pêssego, manga, especiarias e flores. Possui um alto teor de álcool devido à elevada presença de açúcar. É importante remarcar que envelhecem perfeitamente.

Harmonização perfeita

Os vinhos Gewürztraminer harmonizam perfeitamente com a gastronomia do Extremo Oriente (cozinha japonesa e chinesa) e também acompanham bem os queijos de sabor suave, realçando-se o alemão Hirtenkäse (queijo de pastor) e o francês Munster. Em relação às carnes, devemos sublinhar que combinamaravilhosamente com carnes de aves como o pato e o frango (carnes gordas, não). Por último, o peixe: de preferência peixe de água doce, dos quais se destaca o salmão. Porém, se queremos falar de harmonização devemos salientar o facto de que o vinho Gewürztraminer é um vinho para sobremesas, já que o seu sabor e aroma oferecem um equilíbrio perfeito ao mundo da doçaria.

Queres comprar vinhos com Gewürztraminer? Na Uvinum aconselhamos-te 2 deles:

 TAGS:Enate Gewürztraminer 2011Enate Gewürztraminer 2011

Enate Gewürztraminer 2011: Somontano, talvez seja o sitio onde melhor se adaptou esta uva e onde também se podem encontrar alguns dos melhores vinhos Gewürztraminer. O Enate é um bom exemplo.

 TAGS:Gramona Vi de Glass Gewurztraminer 2010Gramona Vi de Glass Gewurztraminer 2010

Gramona Vi de Glass Gewurztraminer 2010: Se Somontano (Huesca) é uma grande zona de vinhos Gewürztraminer em Espanha, o seu alter ego é, sem dúvida, o Penedés. Gramona faz este Vi de Gel, uma simulação dos vinhos doces austríacos. A melhor companhia para uma sobremesa divina ou para uma noite agradável.  

{
}

Deixe seu comentário Gewürztraminer uma casta aromática

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name