Avisar sobre conteúdo inadequado

Merlot, uma uva suave e elegante como uma mulher

{
}

 TAGS:A origem da uva Merlot é Bordéus (França). A seguir à Cabernet Sauvignon, a Merlot é considerada a uva mais produzida no mundo. O seu nome, Merlot, provem do francês ?petit oiseau noir?, que se traduz por melro, uma pequena ave que se alimenta precisamente do sumo destas uvas e cuja cor das penas, preto-asa-de-corvo, se parece muito à cor dos bagos da Merlot.

A maior parte dos vinhos mais famosos de França são elaborados com Merlot, mas hoje em dia esta cepa também já é utilizada em Itália, Espanha, Portugal, parte da Europa e América do Sul (sobretudo Chile e Argentina).

Os vinhos produzidos com Merlot têm habitualmente uma cor rubi forte, uma cor um pouco mais clara que a do Cabernet Sauvignon. A cor pode variar ligeiramente, já que em algumas zonas esta uva costuma ser um pouco mais escura e por consequência, os vinhos também. Os Merlot mais claros costumam ser vinhos mais leves.

Os vinhos Merlot mais escuros são os mais envelhecidos, possuem aromas a amoras, groselhas, violetas, fumo, pimento e frutos vermelhos. Por vezes pode sentir-se um odor de canela e cravinho. Em boca, um Merlot é suave e com muito pouca acidez, é fino e elegante devido aos seus taninos gordurosos, habitualmente aveludados.

Conhecer um Merlot

Um vinho Merlot, à vista, poderia ser definido como suave e elegante, de cor rubi intenso com toques violeta. Evidentemente que é preciso ter em conta que, a idade é um fator de influência que intervém na sua cor e suavidade. Também no nariz é suave e quase sempre com aromas a frutos vermelhos. Em boca, a abundância de taninos lembra a ameixas.

A harmonização perfeita

O Merlot é muito versátil no que diz respeito a harmonizar, pode ser o acompanhante perfeito aos pratos de legumes, frutos secos, verduras cozidas ou assadas e guisados leves. É um companheiro de luxo das carnes de caça, como o pato e o coelho. O peixe e o Merlot também se dão bem, sobretudo se o peixe é servido com molhos. Os queijos ideais para acompanhar este vinho, são sem dúvida os semi-secos.

Um Merlot deve ser servido entre os 14 e os 16ºc. Se o vinho leva muito tempo em garrafa ou em barril não se esqueça de o decantar. Como se pode ver, um Merlot não pode faltar em casa, seja pela sua versatilidade, bom sabor ou relação qualidade-preço, o facto é que é um dos melhores vinhos do mundo.

 TAGS:Les Pagodes de Cos 2010Les Pagodes de Cos 2010

Les Pagodes de Cos 2010

 

 

 TAGS:Mouton Cadet Reserve Saint-Emilion 2010Mouton Cadet Reserve Saint-Emilion 2010

Mouton Cadet Reserve Saint-Emilion 2010

{
}

Deixe seu comentário Merlot, uma uva suave e elegante como uma mulher

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name