Avisar sobre conteúdo inadequado

Novas castas para salvar o champanhe

{
}

 TAGS:undefinedA alteração climática é um fenómeno mundial que afecta todos os seres vivos, incluindo os processos agrícolas, e portanto também a vitivinicultura. O sector, que já sofreu as consequências do problema ambiental, está a ser objeto de estudo de cientistas e agricultores, que uniram esforços para conseguir obter um resultado positivo em produtos e mercados, e onde se inclui o nosso querido champanhe.

O portal Vinetur publicou a notícia: o Instituto Nacional de Investigação Agronómica (INRA), em colaboração com o Instituto Francês da Vinha e do Vinho de Montpellier irá desenvolver um programa, que pretende durar 15 anos, com o objetivo de criar entre 4 e 5 castas de uva, preparadas para se adaptarem ao clima do futuro.

“Trabalhamos a um muito longo prazo, e talvez mesmo se transforme o conceito das castas da nossa Denominação de Origem”, explicou Thibaut Le Mailloux, do comité de Champagne, formado por viticultores e casas produtoras”.
É preciso começar já a investigação, porque dentro de 25 anos será demasiado tarde!”

Em 2015 terminaram-se os primeiros cruzamentos entre uvas e castas pretendidas. A segunda experiência de cruzamento foi concluída no passado mês de Junho. Esta produção de híbridos deverá ter um resultado de 4000 grainhas, que se pretendem cultivar ao longo dos próximos seis anos, em diferentes parcelas experimentais na região.
Pensa-se que após os testes, análises e provas, por volta de 2030, haverá 4 ou 5 novas uvas para adicionar ao catálogo francês de castas, e registar na Denominação AOC Champagne.
Os investigadores têm por responsabilidade conservar o carácter destes vinhos, o objetivo primário é o Champanhe, e tudo aquilo que esta bebida implica.

 

 TAGS:Perrier-Jouët Grand BrutPerrier-Jouët Grand Brut

Perrier-Jouët Grand Brut

 

 

 TAGS:Veuve Clicquot BrutVeuve Clicquot Brut

Veuve Clicquot Brut

 

 

{
}

Deixe seu comentário Novas castas para salvar o champanhe

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name