Avisar sobre conteúdo inadequado

O champanhe deixa de ser um segredo para ti

{
}

 TAGS:undefined

Quando bebemos cava ou champanhe, reparámos na informação que aparece na etiqueta, assim como nas borbulhas que vemos nas garrafas. Alguns dos termos podem ser desconhecidos, porém, graças aos dados que aqui hoje publicamos, o champanhe já não será um segredo para ti.

O sabor doce do champanhe

Existe uma série de palavras que habitualmente são utilizadas para descrever o nível de açúcar e as borbulhas do champanhe. Quase todos têm origem francesa. Por exemplo, Brut, significa que é seco, enquanto que “sec”, em francês pode indicar que o champanhe é acentuadamente doce e “doux”, muito doce.

As classificações

Habitualmente, as classificações estão relacionadas com o conteúdo de açúcar do champanhe, que algumas normativas estabeleceram do seguinte modo:
0-3g - Brut Nature ou Brut Zéro; 0-6g - Extra Brut; 0-12g - Brut.

Na classificação Sec: 12-17g - Extra Seco; 17-32g - Sec ou Seco; 32-50g - Demi-Sec ou Meio-Seco. Quando se refere a Doux, mais de 50g – doce.

As borbulhas e os seus nomes

Também é importante saber que cada país possui o seu próprio modo de descrever o vinho espumante, o champanhe e o cava. Em Itália, por exemplo, os vinhos espumantes pertencem a duas categorias: ligeiramente espumante, a que chamam frizzante e espumante total, chamado spumante.

Na Alemanha, os vinhos espumantes chamam-se Sekt, aos vinhos mais baratos chamam-lhe Schaumwein e aqueles que são ligeiramente espumantes são chamados Perlwein.
Em Espanha o vinho espumante recebe o nome de Cava e possui uma normativa específica.

Em França, o nome Champagne é apenas aplicado ao vinho proveniente da região com o mesmo nome. O Crémant é realizado com um método específico; o Champenoise. E o termo Mousseux é utilizado para designar os vinhos de agulha.

 

 TAGS:Moët & Chandon Brut ImpérialMoët & Chandon Brut Impérial

Moët & Chandon Brut Impérial: Espumante com Denominação de Origem de Champagne, castas Pinot noir e Pinot meunier. 12,5º de graduação alcoólica. 

 

 

 TAGS:Gramona Allegro Reserva BrutGramona Allegro Reserva Brut

Gramona Allegro Reserva Brut: inho espumante com Denominação de Origem Cava. Elaborado com as melhores uvas de Parellada e Xarel·lo. 12.00º de graduação alcoólica. 

 

{
}

Deixe seu comentário O champanhe deixa de ser um segredo para ti

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name