Avisar sobre conteúdo inadequado

O copo perfeito para cada vinho

{
}

 -
Que tipo de copos posso usar para servir vinhos? Devo usar copos diferentes para cada vinho? Estas sao algumas das perguntas que fazemos normalmente quando temos convidados e queremos dar boa impressão quando o assunto é vinho. É realmente algo importante, porque é verdade que cada vinho é apreciado em um copo diferente.

O primeiro a ser considerado sao as diferenças entre cada copo, que existem em cada uma de suas 4 partes. Boca, corpo, haste e pé. Se queremos ser sibaritas, devemos usar os seguintes copos em função do vinho:

Copo Bordéus: Os vinhos tintos sao oxigenados ao contacto com o ar. Por isso, uma copa com um corpo maior permitirá uma melhor oxigenação. Este corpo (a zona onde esta o vinho), deverá ser ligeiramente fechado até a boca (a zona onde bebe-se), para que os aromas não escapem.

Copo Borgonha: Um copo com um corpo mais arredondado capta os aromas dos vinhos brancos e expoe uma considerável quantidade de vinho para oxigenação.

Copo de Xerez: Seja doce ou seco, o xerez se degusta melhor com um copo menor e reto.

Copo de Champagne: A forma clássica é alta e magra, para preservas as bolhas. Uma haste longa permite segurar o copo sem tocar o corpo (a zona onde está o espumante). Desta maneira nao esquentaremos e podemos degustar da champagne mais tempo.

Copo de Vinho do Porto: Uma copa com forma de tulipa conversa os densos aromas de vinhos portificados, como o Porto.

Copo de Brandy: O corpo grande permite arejar e agitar o brandy, conhaque ou armanhaque, enquanto sua boca mais fechada capta a intensidade do licor e sua fragância. Se aconselha uma haste curta para segurar o copo com a palma da mão, pelo fundo do corpo. Assim o líquido se esquentaria e soltaria seus aromas.

Copo clássico de vinho branco: O corpo é menor para evitar que seja servido muito vinho ao mesmo tempo, que se esquentaría no copo. A haste longa tem a mesma função: não tocar o copo e conservar a temperatura do vinho.

Copo ISO: Este copo foi adotado pela Organizaçao Internacional de Standars para as degustações genéricas. Nele é possível servir vinhos brancos e tintos. As dimensões devem ser de 155mm no total, com uma altura de corpo de 100mm. O diâmetro da boca sería 46mm, enquanto que seu ponto mais largo deve medir 65mm. O copo é de 50ml de capacidade, para ser mais fácil de segurá-lo e agitar o vinho.

Veja aqui algumas recomendações de copos para degustação:

 TAGS:Copo Schott Zwiesel Bordeaux VineyardCopo Schott Zwiesel Bordeaux Vineyard

Perfeito para degustaçoes de vinhos Bordéus.

 

 

 TAGS:Copo Bohemia Champagne 17.5cl VidCopo Bohemia Champagne 17.5cl Vid

Para brindar com seu espumante favorito.

{
}

Deixe seu comentário O copo perfeito para cada vinho

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name