Avisar sobre conteúdo inadequado

O saca-rolhas

{
}


 - O saca-rolhas é um instrumento que consiste em uma hélice metálica com um cabo, usado para retirar a rolha dos frascos e garrafas de vinho ou xarope engarrafados. Existem saca-rolhas de diferentes materiais, como o plástico, o metal ou a madeira, mas com o espiral de aço em todos os casos.

Os primeiros saca-rolhas foram utilizados na Inglaterra, no século XVII, mas as primeiras mostras deste instrumento aconteceram na França, e eram parecidas às ferramentas com que eram extraídas balas de fuzis. A primeira patente foi de Samuel Henshall, na Inglaterra em 1975. Depois de extendido o hábito de usar rolhas para fechar as garrafas de vidro soprado no século XVII, também foi popularizado o saca-rolhas. Durante o século XIX, esta ferramenta evolucionou e gerou diferentes modelos.

Nesta época, o uso da rolha para fechar não ia além de um obstáculo colocado para impedir a saída do vinho. No século XVIII aparece a garrafa cilíndrica, que permite ganhar espaço graças à possibilidade de armanezar horizontalmente, e, com ela, aparece na Inglaterra um modelo de bolso, no qual figura a marca do fabricante BC.

Depois foi adicionado o cabo, que foi modificado com pontos de apoio que aumentaram a sua eficácia. O saca-rolhas se adaptou progressivamente ao tipo de tampa que deve extraer.

Existem diferentes tipos de saca-rolhas, entre eles:

Saca-rolhas de garrafa: É o mais comum e tem diferentes formas.
Saca-rolhas dobrável: É o utilizado em restauração por ser fácil de levar no bolso.
Saca-rolhas asas: Se levanta ao introduzir o trado e, como alavanca, facilita a extração.
Saca-rolhas de parede: Instalado na parede, é se acionado com um sistema de alavanca.
Saca-rolhas de lâminas ou abas: Consiste em duas lâminas metálicas que são introduzidas nas laterais do gargalo da garrafa.
Saca-rolhas de ar comprimido: Injeta ar com uma bomba. A atravessar a tampa com uma agulha, a corrente de ar levanta a tampa. Um dos seus pontos negativos é que pode prejudicar a estrutura do vinho, por isso não é muito usado atualmente.

Queres um saca-rolhas profissional e não sabe qual escolher? Recomendamos os 2 mais solicitados:

 TAGS:Bilaminar saca-rolhas ReservaBilaminar saca-rolhas Reserva

Sem a necessidade de perfurar a rolha. Ideal para garrafas antigas, com rolha deteriorada.

 

 

 TAGS:Saca-rolhas Automático Saca-rolhas Automático "O saca-rolhas perfeito"

O mais simples. É um saca-rolhas para a vida inteira.

{
}
{
}

Comments O saca-rolhas

fixeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
ca4 ca4 12/10/2013 as 17:37

Deixe seu comentário O saca-rolhas

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name