Avisar sobre conteúdo inadequado

O que significa...? Mais termos franceses

{
}

 TAGS:Continuámos a descobrir o significado de algumas palavras em francês, de muita utilização no mundo do vinho:

Clos ? Palavra utilizada para descrever uma propriedade vitícola cercada por um muro e que corresponde, normalmente, a uma propriedade monacal.

Coupage ? Termo utilizado para definir o processo de mescla de vinhos, da mesma ou diferente colheita. Esta prática tem como objetivo unificar, complementar, corrigir ou melhorar as qualidades do vinho.

Crémant ? Vinho de origem francesa, espumante muito suave obtido pelo método tradicional, numa determinada zona de denominação de origem, sendo os mais populares os da Alsácia, Borgonha, Bordeaux, e Loire.

Decuider ? Termo utilizado para referir as pequenas colheitas.

Domaine ? Palavra que determina a propriedade vitivinícola.

Eleveur ?Termoque define o elaborador do vinho, não confundir com viticultor.

Frappé ? Utilizada para determinar a temperatura a que devem beber-se alguns champanhes e vinhos brancos.

Goulot ? Parte alta da garrafa de vinho.

Gourmet ? Pessoa de paladar e gosto apurado, amante da boa mesa e do bom vinho ao nível de um provador. Este termo foi levado a muitos produtos para referir a sua qualidade, como por exemplo o café gourmet. Não confundir com gourmand, que se refere igualmente a quem cede aos prazeres da mesa, mas mais em quantidade, que propriamente em qualidade.

Jambe ? A tradução direta significa perna, no mundo do vinho a palavra é utilizada para descrever a lágrima que o vinho deixa no copo ao ser agitado.

Oni Vins ? Sigla de "Office National Interprofessionnel des Vins", organismo francês que se encarrega de regular o vinho, tanto no mercado francês como a nível internacional.

Perlage ? Descreve o efeito das borbulhas em forma de pérolas que se formam no copo.

Perlant ? Termo utilizado para referir alguns vinhos, que contêm gás carbónico.

Pétillant ? Vinho com um toque efervescente devido à presença de pequenas borbulhas contidas no gás carbónico. Normalmente utiliza-se este termo para o distinguir dos chamados vinhos de agulha (ou com pico), já que os últimos são mais efervescentes.

Pigeage ? Método tradicional utilizado no processo de fermentação, de forma resumida podemos dizer que o pigeou (um disco largo de cabo longo) empurra e remove a massa sólida que tende a subir pela presença de CO2 durante a fermentação. É uma alternativa à pisa da uva utilizada em Portugal, sobretudo no Douro.

Vins cuits ? Vinho elaborado com mosto muito concentrado.

Vin nouveau ? Vinho novo engarrafado em pequenas quantidades e comercializado em igual medida. Também é conhecido como ?vin primeur?.

{
}

Deixe seu comentário O que significa...? Mais termos franceses

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name