Avisar sobre conteúdo inadequado

O que significa...? Termos franceses

{
}

 TAGS:É habitual, no mundo do vinho, encontrarmos alguns termos em outras línguas. São termos relevantes, alguns deles sem tradução direta a português e muitos deles provêm do francês, do pais que se rendeu à cultura do vinho. Vamos descobrir significados.

Acanage ? Termo muito utilizado no mundo vitivinícola, que faz referência aos arames que mantêm a vide presa na latada.

Bouquet ? Ainda que a tradução direta desta palavra seja ?ramo? (de flores) faz referência ao aroma do vinho envelhecido. Quando se agita o copo e seguidamente se deixa repousar por um momento, obtemos o bouquet.

Chateau ? Casa senhorial de campo francesa, no mundo do vinho diz respeito às adegas de Bordeaux que essencialmente determina a independência desta adega em relação a outras da zona. Não é sinónimo de uma grande adega, nem de uma grande produção de vinho, é mais propriamente uma marca territorial. Existem outros ?château? fora de Bordeaux, em outras províncias de França.

Premier Cru ? É o termo que determina a classificação do vinho a nível de qualidade e idade e é quase sempre utilizado em vinhos originários de Bordeaux. Podemos também deparar-nos com o termo ?Grand Crus Classés?, que faz referência a uma lista dos melhores vinhos da zona. A sua tradução literal seria ?acreditado?, uma acreditação de qualidade, história e antiguidade, talvez como o equivalente ao ?vintage? (termo inglês) aplicado a um determinado produto.

Terroir ? O termo vem do latim, ?terratorium?, e é utilizado em outras línguas para designar o território, lugar de origem de algo. Em enologia define a zona vinícola, determina a procedência exata da casta que produziu o vinho e como tal, as condições particulares a que esteve submetida, como o tipo de solo, o clima e a manutenção. Talvez seja a forma mais correta para determinar a denominação de origem, utilizada para determinar um vinho e a viticultura.

 TAGS:Calvet Vieux Chateau Jouans 75Calvet Vieux Chateau Jouans 75

Calvet Vieux Chateau Jouans 75

 

 

 TAGS:Château Pichon-Longueville Comtesse de Lalande 2004Château Pichon-Longueville Comtesse de Lalande 2004

Château Pichon-Longueville Comtesse de Lalande 2004

{
}

Deixe seu comentário O que significa...? Termos franceses

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name