Avisar sobre conteúdo inadequado

O uísque americano e seus tipos

{
}

 - O mundo do uísque é muito regulado, e para que uma garrafa mereça ser etiquetada como Scotch, Bourbon ou Rye, as características devem ter bastante precisão. Por outro lado, para ser chamado uísque americano, basta ser produzido nos Estados Unidos e destilado a partir de grãos de cereais. Parece simples, mas a realidade é que não existe nada simples no mundo do uísque.

O uísque do novo mundo está exposto a considerações e controles de qualidade e origem como outro qualquer. Não somente por questões geográficas, mas também porque existem uma grande variedade de estilos e interpretações do que é um autêntico uísque.

Os principais tipos de uísque americano:

Bourbon

Filho orgulhoso de Kentucky, é a variante mais conhecida do uísque e uma tradição popular do paladar norte-americano. Seu sucesso é garantido pelo sabor doce derivado dos barris, carbonizados antes de usar. Este processo é imputado ao reverendo Elijah Craig, que o transforma em um maravilhoso companheiro dos refrescos de cola. O Bourbon deve ser feito com no mínimo 50% e, no máximo, 80% de milho. O restante é uma mistura de diferentes grãos.

Rye Whiskey (Uísque de centeio)

Se o bourbon é o filho pródigo e consolidado da indústria do uísque americano, o Rye é seu irmão mais experimental e criativo. Sua receita é a mesma que a do Bourbon, só que ao inverso: deve ter pelo menos 51% de centeio. A presença do centeio dá ao uísque tons mais profundos e apimentados.

Corn Whisky (Uísque de Milho)

É um uísque americano muito peculiar e deve ser, no mínimo, 80% milho. Se distingue por não ser envelhecido durante um período de tempo determinado, o que é seu ponto forte e sua debilidade, ao mesmo tempo. O uísque de milho não tem a mesma popularidade que o bourbon ou de centeio. Só é encontrado por meio de retalhistas especializados e, ainda assim, é provável que tenham um estoque pequeno.

Uísque do Tennesse

Só existem 2 destilarias de uísque no Tennesse atualmente. Um deles é o George A. Dickel & Co., um uísque que consegue pouca visibilidade e atenção. Tem uma grande qualidade que vale a pena ser descoberta, com matizes suaves e uma doçura decadente. O que faz do uísque do Tenesse único é a sua elaboração, pois o produto não acabado é filtrado em carvao de bordo antes de ser colocado em barris para o amadurecimento final. O processo está desenhado para filtrar e extraer as impurezas nao desejadas, e o produto final é o que pode levar o título oficial de uísque Tenesse. A outra destilaria é a famosa Jack Daniel's Distiller.

O que faz o uísque americano tão maravilhoso é que as ofertas de cada destilaria são diferentes umas das outras. Nos resta aceitar a aventura e começar a degustação e cata deste tão admirado produto do novo mundo. O atrevimento é o sal da aventura.

Experimentamos? Hoje recomendamos 2 grandes uísques americanos.

 TAGS:Four Roses Single BarrelFour Roses Single Barrel

Um dos melhores bourbon do mundo

 

 

  TAGS:Georges Dickel Nº12 1LGeorges Dickel Nº12 1L

Oportunidade de comprar uma jóia do Tennesse, difícil de encontrar

{
}

Deixe seu comentário O uísque americano e seus tipos

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name