Avisar sobre conteúdo inadequado

O Vinho Kosher

{
}

 TAGS:?Vinho Kosher? diz na etiqueta. Se alguma vez encontraste este nome num vinho, certamente pensaste que era um vinho diferente. E é, mas não pelo seu sabor, sim pela forma como é elaborado e o significado que essa elaboração tem para muita gente. Hoje vamos falar sobre o vinho kosher.

Kosher é uma palavra hebraica que significa ?puro?. O vinho kosher é o único tipo de vinho que se aceita na religião judaica. Porém, para que seja considerado ?apto? este vinho deve seguir uma série de requisitos baseados nesta religião. As regras começam nas vinhas, que devem estar controladas por um técnico judeu e onde a vide deve crescer sem guias, para além de ser necessário esperar pelo menos 4 anos para que se inicie a elaboração de vinho. As únicas tarefas permitidas (como o abono por exemplo) devem ser ecológicas e obedecem a tempos de aplicação concretos. Cada 7 anos o solo deve repousar.

Em relação à vinificação, há um trabalho prévio de supervisão , preparação e limpeza das máquinas que serão utilizadas. As uvas, transformadas em mosto de vinho, apenas podem ser tocadas e prensadas por judeus. Uma vez vindimadas, as uvas são escrupulosamente selecionadas, apenas as que que se encontram inteiras e saudáveis servem para elaborar o vinho kosher.

A higiene é vital em todos os processos da elaboração deste ?vinho puro?, por isso a uva deve estar inteira, assim como tudo absolutamente impoluto, para que nada se misture com o vinho. A sua elaboração é realizada em depósitos de aço inoxidável, não se utilizam barris de madeira de carvalho, nem são adicionados produtos que favoreçam a fermentação, expecto um tipo de argila especial, usada na clarificação.

A pureza do vinho é também garantida pelo facto de que apenas judeus possam estar em contacto com o vinho kosher durante a sua elaboração. Inclusive os enólogos, se não são judeus devem trabalhar com base em amostras selecionadas que lhes são apresentadas de forma a não se deslocarem ao terreno.

Uma vez terminada a produção e o vinho ser engarrafado em garrafas novas, a adega deve vender 1% para benefício dos pobres, só então, após a aprovação do rabino, o vinho recebe a denominação de ?vinho kosher?.

Apesar de todo este processo, um vinho kosher pode deixar de o ser se não for aberto e servido por um judeu, já que, assim sendo perderia o seu carácter sagrado.

Dadas as suas características, estes vinhos são habitualmente muito concentrados e de sabor clássico, pois não lhe são aplicadas muitas das novas tecnologias da enologia. Quando consumidos durante o ano são potentes, concentrados, frutados e muito diferentes entre si devido à influência da variedade e do território sobre o produto final.

Em Portugal, desde 2003/2004 que se produz vinho kosher na Adega Cooperativa da Covilhã. Chama-se Terras de Belmonte e a cidade a que faz referência constituiu-se com uma importante comunidade judaica em tempos passados.

Também em Espanha o vinho kosher passou a ser conhecido e graças à adega Celler de Capçanes, que elabora um dos vinhos kosher mais famosos do mundo, passou a ser também feito em Navarra, Jerez, Utiel-Requena, Penedès, Valdeorras, Ribera de Júcar e Madrid.

Conseguimos despertar a tua curiosidade pelo vinho kosher? Ao ser um vinho com tantos requisitos prévios, apenas as adegas solventes têm capacidade para o elaborar. O seu mercado, bastante restringido, diz respeito habitualmente a um elevado poder aquisitivo, já que se caracteriza por ser difícil de conseguir.

 TAGS:Celler de Capçanes Flor de Primavera Kosher 2011Celler de Capçanes Flor de Primavera Kosher 2011

Celler de Capçanes Flor de Primavera Kosher 2011: O vinho Kosher de Celler de Capçanes, pioneiro em Espanha e um dos melhores do mundo.

 

 

 TAGS:Château Valandraud Kosher Premium 2004Château Valandraud Kosher Premium 2004

Château Valandraud Kosher Premium 2004: Uma das melhores adegas do mundo, em versão kosher. Uma interpretação distinta do que são os vinhos de Bordeaux.

{
}

Deixe seu comentário O Vinho Kosher

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name