Avisar sobre conteúdo inadequado

Os espumantes também são portugueses

{
}

 TAGS:Dizem que sim, que os culpados estão no Douro e que é nas Caves da Murganheira que nasce o melhor espumante português. A propriedade tem mais de 50 anos, o espumante é mais jovem mas já ganhou uma consideração digna de patriarca. As castas utilizadas na Murganheira são a Touriga Nacional no Espumante Bruto, a Tinta Roriz (vinificada em branco) Malvasia Fina e Cerceal no Super Reserva Bruto e um trio de castas brancas para o Reserva Bruto.

Há quem jure, no entanto, que o melhor espumante vem do Sul e é rosé.  A cor sugestiva e fresca de salmão suave parece contradizer o encorpado deste espumante produzido na Bairrada. Atribuem a responsabilidade a Filipa Pato e às castas Baga e Bical, ou às Caves Aliança que substituem a Bical pela Touriga Nacional, e a Carlos Campolargo, que se atreveu com a Pinot Noir e produz um espumante leve, fresco, seco e frutado de perlage perfeito.

Seja Douro ou Bairrada, em algo coincidem os apreciadores de espumantes: é uma bebida versátil e com uma ampla capacidade gastronómica.
Do aperitivo à sobremesa, a harmonização pode ser diversificada e sempre tentadora. Os espumantes de uvas brancas, assim como os rosé, acompanham sempre bem os crustáceos, bacalhau e purés de legumes.
A acidez equilibra o sabor dos mariscos e os aromas frutados pedem molhos suaves ou de combinações subtis. Os brancos e os tintos são bem acolhidos por pratos de massas ligeiramente condimentados, queijos leves, carnes brancas, camarão e molhos ligeiros. Os rosés aceitam carpaccio.
Com a chegada do Verão, as saladas apetecem e são ideais para combinar com um espumante fresco e frutado, tal como as frutas mais doces e meio secas como os morangos, casamento de gourmet. Os espumantes meio-secos acompanham bem um creme de baunilha e claro, a indiscutivelmente deliciosa mousse de chocolate negro com avelãs.

Seja qual for a escolha, de certeza que há sempre um bom motivo para celebrar com espumante e já agora, esclarecer dúvidas sobre qual é o melhor espumante português.

Recomendações:

 TAGS:Casa Ermelinda Freitas BrutCasa Ermelinda Freitas Brut

Casa Ermelinda Freitas Brut

 

 

 TAGS:Aliança Bairrada Reserva Brut 2010Aliança Bairrada Reserva Brut 2010

Aliança Bairrada Reserva Brut 2010

{
}

Deixe seu comentário Os espumantes também são portugueses

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name