Avisar sobre conteúdo inadequado

Os vinhos croatas

{
}

 TAGS:undefinedNos últimos anos, a Croácia assistiu a um verdadeiro boom turístico que provocou um aumento considerável do reconhecimento internacional dos seus vinhos. Com uma longa história de produção de vinho, comparável àquela dos países com mais tradição na Bacia Mediterrânica, os vinhos croatas foram bastante conhecidos em diferentes épocas, porém, as invasões otomanas, a filoxera, as guerras e os conflitos da antiga Jugoslávia, deixaram o vinho cair no esquecimento. Durante décadas, a produção vitivinícola croata dividiu-se simplesmente em “costeira” e “continental”, mas, desde há poucos anos, um grupo de produtores, escanções e especialistas no tema, criaram um sistema de 4 regiões, por sua vez divididas em 12 sub-regiões com 66 denominações de origem. O país possui cerca de 64 variedades de uva, para além de uma presença considerável de Cabernet sauvignon, Merlot, Syrah e Chardonnay.

Dalmácia
É uma zona a Sul, com um clima temperado, ideal para a produção de vinhos brancos afrutados, elaborados com as castas Posip, Debit e Marastina. Quanto aos vinhos tintos, utilizam-se as variedades Babic e Plavac mali, com importantes Denominações de Origem, como a península Peljesac e as sub-regiões de Dingac e Postup.

Ístria e Kvarner
Localiza-se no Noroeste do país e é conhecida como “a segunda Toscana”, onde se incluem as ilhas do Golfo de Kvarner. É conhecida pelos seus vinhos brancos de Malvasía istriana e Zlahtina, perfeitos para acompanhar peixe e marisco. Nos tintos, destaca-se a casta Teran e algumas variedades internacionais.

Terras altas
Fica no centro do país, mesmo na fronteira com a Eslovénia e a Hungria. A região produz brancos Sauvignon blanc, Muscat, Riesling, Pinot gris, Sylvaner, Gewürztraminer e Chardonnay, para além da Pinot noir nos tintos e excelentes vinhos doces.

Eslavónia e Danúbio
Por último, a região Eslavónia e Danúbio, bem conhecida pelo seu vinho branco seco, da casta Grasevina, conhecida em outros lugares como sendo Welschriesling ou Riesling italico. Também se produzem outros brancos, sobretudo com Chardonnay, Pinot gris e Sauvignon blanc, y tintos de Blaufränkish e outras variedades internacionais.

 TAGS:Svirce Plav HvarSvirce Plav Hvar

Svirce Plav Hvar

 

 

 TAGS:Korlat Cabernet SauvignonKorlat Cabernet Sauvignon

Korlat Cabernet Sauvignon

{
}

Deixe seu comentário Os vinhos croatas

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name