Avisar sobre conteúdo inadequado

Petit Verdot, uma casta combinável

{
}

 TAGS:Os vinhos Petit Verdot têm origem em Bordéus, França. É uma variedade de uva de cor vermelha, quase sempre utilizada para misturar outras castas com a mesma origem. Tal como no caso de muitas outras castas, a sua proveniência é um mistério. Pensa-se que a Petit Verdot seja anterior à casta Cabernet Sauvignon, também ela de Bordeaux.

O registo mais antigo desta casta data do século XVIII.Os pais da Petit Verdot são as castas Tressot e Duras, esta última oriunda do alto do Vale do Tam, perto da região de Toulouse; presume-se que a Petit Verdot foi levada pelos romanos até ao interior do Mediterrâneo.A Petit Verdot, tal como o nome indica, deve estar bem madura de modo a que os seus bagos, pequenos e de um negro intenso, alcancem a plenitude (petit, significa pouco/pequeno e verdot vem da palavra verde: Petit Verdot = Pouco verde).

Um dos maiores problemas desta casta é a de que, por vezes, os bagos impedem o seu crescimento, quase sempre, por razoes climáticas. E uma das suas características mais importantes, é a de que costumam produzir mais do que dois cachos por ramo.Podemos encontrar a Petit Verdot, sobretudo em Bordeaux e especialmente na zona de Médoc, onde alcança a sua excelência apenas nas colheitas quentes e quase sempre é utilizada nas denominadas misturas de Bordeaux (ou Bordeaux Blends).

Também na Austrália se pode encontrar uma grande quantidade de plantações desta casta, utilizada na elaboração de vinhos monovarietais. Em Itália esta casta é utilizada para elaborar vinhos 100% Petit Verdot. E nos Estados Unidos pode ser encontrada em quantidades respeitáveis, onde normalmente se utiliza para Meritage, no Chile, Espanha, Canadá, Argentina e Venezuela.

A produção de vinhos 100% Petit Verdot é escassa, quase sempre é acompanhada por outra casta, que, geralmente, tem presença maioritária no vinho em questão. Porém, quando a Petit Verdot reina no vinho, podemos descobrir o suave perfil dos seus taninos e o desdobramento dos seus aromas inconfundíveis. O vinho Petit Verdot tem uma boa acidez e uma cor escura muito intensa.

Harmonização perfeita

Um vinho Petit Verdot combina perfeitamente com carnes vermelhas e queijos curados, com sabores fortes. Também se pode acompanhar com guisados de aves e carnes de caça. A temperatura ideal para o beber anda à volta dos 15ºc.

{
}

Deixe seu comentário Petit Verdot, uma casta combinável

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name