Avisar sobre conteúdo inadequado

Pinot Noir, uma casta elegante

{
}

 TAGS:A casta Pinot Noir é originária da Cidade de Borgonha ? França. É uma das uvas com maior protagonismo na preparação do Champanhe e outros espumantes, assim como na elaboração de vinhos tipo varietal. A grande maioria dos vinhos mais famosos e caros são elaborados com esta casta, a Pinot Noir.

Esta casta, tão caprichosa como elegante e de grande qualidade, é praticamente exclusiva dos climas frios e a sua produção é especialmente importante em países como França, Espanha, Austrália, África do Sul,Argentina e a região da Califórnia.

A Pinot Noir tem bagos pequenos, polpa mole e uma cor negra, quase violácea.

Conhecer a Pinot Noir

Os vinhos Pinot Noir são, sem dúvida, vinhos finos com uma textura onde os taninos se destacam ligeiramente. Em boca têm um sabor muito subtil, fresco e com toques frutados, com uma acidez que os mantém ?vivos?, sem chegar a ser agressivo para o paladar: em resumo, um bom bouquet.

No nariz, o vinho Pinot Noir é um dos mais aromáticos entre todas as castas, facto que aumenta a sua qualidade.

Ao olfato, é habitual sentir aromas de frutas como morangos, amoras, framboesas, ameixas e cerejas. Também é possível distinguir aromas a couro,violeta e alcaçuz, este último aparece em vinhos com vários anos, envelhecidos em madeira de carvalho. Nos aromas primários encontramos groselhas e trufas.

À vista, o vinho Pinot Noir possui uma cor particular, um vermelho cor-de-telha, ligeiramente opaco com um brilho único entre todos os vinhos. Tal como acontece com grande parte dos vinhos, a cor muda com a idade. Um Pinot Noir novo possui um vermelho rubi ou violeta e entre 8 a 10 anos de envelhecimento ganha uma cor alaranjada ocre.

A harmonização perfeita

Os vinhos Pinot Noir são ideais para acompanhar aves: frango, ganso ou pato, sobretudo se forem preparadas com especiarias e no forno. É também um grande aliado dos queijos semi-duros.

Um vinho Pinot Noir pode harmonizar perfeitamente com peixes como o atum, o salmão e alguns peixes de água doce, sempre que sejam preparados com subtileza, em vapor. Recorda que o vinho não deve ocultar o sabor dos alimentos e vice-versa...

Um vinho Pinot Noir deve ser servido a temperatura ambiente, entre 14 e 15ºc. Se o vinho tem mais de 8 anos, a temperatura ideal são 15ºc e, em algumas ocasiões em que a harmonização o pede, 16ºc.

Para provar a qualidade da Pinot Noir aqui ficam 3 sugestões que permitem aprender tudo sobre esta uva.

 TAGS:Codorniu Pinot Noir Brut RoséCodorniu Pinot Noir Brut Rosé

Codorniu Pinot Noir Brut Rosé: Um cava rosé, elaborado exclusivamente com Pinot Noir, que combina a frescura do cava com o sabor mineral da Pinot Noir. Excelente.

 

 

 TAGS:Domaine Heresztyn Gevrey Chambertin 1Er Cru Domaine Heresztyn Gevrey Chambertin 1Er Cru " la Perrière" 2005

Domaine Heresztyn Gevrey Chambertin 1Er Cru " la Perrière" 2005: Um Premier Cru da Borgonha. Imprescindível para apreciar a Pinot Noir.

 

 

 TAGS:Enrique Mendoza Pinot Noir 2009Enrique Mendoza Pinot Noir 2009

Enrique Mendoza Pinot Noir 2009: Enrique Mendoza Pinot Noir 2006: Ainda que esteja acostumada a climas frios, Enrique Mendoza conseguiu esta maravilha em Alicante. Diferente.

 

E tu? Qual foi o último Pinot Noir interessante que provaste?

{
}

Deixe seu comentário Pinot Noir, uma casta elegante

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name