Avisar sobre conteúdo inadequado

A produção de tequila está a sofrer as consequências da escassez de agave-azul

{
}

 TAGS:undefinedHá aproximadamente 15 anos que a produção de tequilaentrou em crise devido à crescente exploração mundial da bebida e à reduzida oferta de agave-azul do México, o grande fornecedor mundial desta bebida branca tão apreciada. Logicamente que a consequência foi a subida astronómica do preço da planta, e parece que a história se está a repetir. .

A elaboração da tequila encontra-se sob a fiscalização do Conselho Regulador de Tequila. O seu regulamento e normativa estipulam que a única planta permitida na elaboração da tequila é o agave-azul. Esta é uma planta de família numerosa, porém, o facto de ser permitida apenas a espécie azul está a pôr o mercado mundial em risco.

Ao contrário das plantas anuais, o agave-azul demora cerca de 8 a 9 anos a crescer, amadurecer, e finalmente poder ser usada na elaboração da tequila. A fórmula habitual para fazer 1L de tequila necessitava 6Kg de agave-azul, hoje em dia podem chegar a ser utilizados 10Kg para conseguir obter o mesmo resultado.

Pensa-se que nos próximos três anos irão desaparecer muitas marcas de tequila das estantes das lojas especializadas, enquanto que as grandes empresas pagarão o que for pedido, desde que as suas famosas marcas estejam disponíveis no mercado.

Os produtores de agave vendem toda a sua produção, e não são muitos aqueles que pretendem plantar novamente, esperar 8 anos, e vender a colheita a um preço ainda extremamente inseguro.

A crise da tequila é real e pode significar a sua futura escassez, tal como explica detalhadamente o artigo da The Drinks Business.

 TAGS:Jose Cuervo Especial ReposadoJose Cuervo Especial Reposado

Jose Cuervo Especial Reposado

 

 

 TAGS:Don Julio Añejo 1942Don Julio Añejo 1942

Don Julio Añejo 1942

{
}

Deixe seu comentário A produção de tequila está a sofrer as consequências da escassez de agave-azul

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name