Avisar sobre conteúdo inadequado

Quais as harmonizações para este Natal?

 TAGS:undefinedÉ claro que os vinhos vão estar presentes nestas festas, como tal, é importante escolher o vinho adequado para cada refeição. O Natal é recheado de refeições bem variadas e que dependem da geografia do país. Marisco, carne, peixe, abundantes sobremesas e queijos; vamos ajudar a escolher o vinho para cada um dos pratos.

Vinhos e peixe

Para o peixe, aconselhamos servir vinhos novos, tintos, rosés, brancos. A ocasião exige qualidade, por essa razão a Denominação de Origem do Bierzo sempre será uma boa opção, assim como os brancos, alvarinhos e rosés do Norte de Espanha e Portugal.
O vinho também pode variar segundo o tipo de peixe, quando se trata de robalo e tamboril, o ideal é regá-los com vinhos de toque frutado (como os de Rueda) ou Sauvignon blanc. O peixe no forno, preparado com molhos, harmoniza bem com com um verdejo branco, e como já foi dito, os tintos jovens são uma boa combinação para o paladar mais exigente. Com bacalhau e salmão: maduro tinto.

Vinhos e marisco

E se há marisco na mesa de Natal, podem servir-se muitos dos vinhos que já referimos, especialmente os brancos mais leves. O verdejo é sempre uma boa opção, para além do chardonnay, também pode servir tinto novo se optar por polvo ou gambas.

Vinhos e carne

Peru, frango, vitela ou lombo de porco no forno, fumados, entre outras especialidades do Natal, podem e devem ser acompanhadas de vinhos tintos; a Syrah e a Pinot noir são as preferidas do peru.
Para fumados e carnes de sabores mais intensos, prove os tintos espanhóis, como o tinto de toro, os tintos do Penedès, na Catalunha ou os excelentes Somontano e Cariñena. O frango e o peru recheado vão bem com alguns brancos, como por exemplo os alemães riesling.

Vinhos e queijo/foie

E uma boa mesa de Natal não dispensa os produtos gourmet. Para o foie é aconselhável um vinho tinto, que pode ser inclusive doce. O vinho Pedro Ximénez, algumas vezes usado em cozinha, pode ser servido em copo, para acompanhar pratos de foie e carnes. Em relação aos queijos, é certo que existe uma enorme variedade dependendo da sua origem, teor de gordura e tipo de cura. De um modo geral, pode dizer-se que os queijos de cabra vão bem com vinhos brancos frutados, mas também com algum vinho tinto novo do Douro. Se o queijo é amanteigado e de sabor apimentado, nada como os tintos de guarda de Portugal e França.

Vinhos e sobremesas de Natal

Sobremesas? Fundamentais, claro. Rabanadas, doce de ovos, pudim, bolo-rei, arroz doce e leite creme fazem abrir o champanhe e o cava, mas também alguns brancos deliciosos como um Malvasia, ou os vinhos doces da Denominação de Origem de Alicante, cada vez más populares, os Monastrell, e o Pedro Ximénez, genial com sobremesas.

Algumas das nossas propostas de hoje vão certamente equilibrar lindamente o seu jantar de Natal. Boas Festas!

 

 TAGS:Nisia 2015Nisia 2015

Nisia 2015

 

 

 TAGS:Victorino 2012Victorino 2012

Victorino 2012

 

 

 TAGS:Pedro Ximénez Reserva de Familia 50clPedro Ximénez Reserva de Familia 50cl

Pedro Ximénez Reserva de Familia 50cl

Deixe seu comentário Quais as harmonizações para este Natal?

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name