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“Cava de paraje calificado” - Solução ao problema da unidade territorial da DO cava?

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 TAGS:undefinedProvavelmente seja um dos maiores problemas da Denominação de Origem Cava: a falta de unidade territorial, que gera em certos mercados, alguma confusão sobre a procedência e qualidade dos vinhos espumantes espanhóis.

Ainda que a exportação de cava apresente uma tendência crescente é necessário não esquecer que a competição é renhida, sobretudo com os espumantes italianos, de grande êxito nos mercados chave como o anglo-saxão.

Foi neste contexto que o Conselho Regulador do Cava analisou a criação de uma nova Denominação a que chamou ?Cava de Paraje Calificado? e que pretende salientar as credenciais de qualidade do cava espanhol.

Nesta nova Denominação apenas se poderão incluir os cavas produzidos em vinhas únicas, com um requisito adicional que obriga os produtores a elaborar os seus próprios vinhos base e sob rigorosos controles de qualidade impostos pelo Conselho.

Pere Bonet, o presidente do Conselho declarou recentemente:

?Com esta nova classificação adoptamos a ?filosofia do château?, que oferece aos produtores a oportunidade de ver reconhecidos os vinhos que produzem em lugares específicos das suas vinhas. Verificámos um grande interesse por parte dos produtores nesta iniciativa e, ainda que seja cedo para saber quantas adegas serão participantes, podemos antecipar que a quantidade será significativa?.

Apesar de ainda não estarem definidas as restrições definitivas ao acesso da Denominação ?Cava de Paraje Calificado?, tudo parece apontar a que serão superiores às aplicadas em ?Cava Gran Reserva?. O objectivo deste movimento é o de fazer chegar a grande diversidade de produtores de espumante aos consumidores de todo o mundo, para além de promover uma imagem bastante melhorada do cava em todos os seus potenciais mercados.

Ainda em relação a esta estratégia do grémio de produtores, Bonet também fez uma observação sobre a razão da descida de vendas de cava no Reino Unido verificados nos últimos anos. Segundo ele, o grande responsável foi a cessação de contratos de distribuição com supermercados que praticavam preços baixos, prejudicando a imagem de qualidade que se pretende transmitir. Agora, a prioridade dos objectivos para modificar a percepção do público é apresentar o cava em restaurantes de alta qualidade e lojas especializadas das Ilhas Britânicas.

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Recaredo Brut Nature 2008

 

 

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