Avisar sobre conteúdo inadequado

A relação qualidade-preço nos vinhos

{
}

 TAGS:Seja o que for que gastemos, todos queremos gastar o nosso dinheiro da melhor forma. Em relação a vinhos esforçamos-nos em fixar o nomes do vinho que provámos ou aquele que nos soa familiar. Mas quando percorremos as etiquetas das estantes do supermercado, ou da loja de vinhos, duvidamos. Estarei a escolher o melhor vinho? Haverá alguma oportunidade fantástica que estou a perder?

A relação qualidade-preço de qualquer produto ou serviço (não é só coisa de vinhos) é subjetiva porque tanto a qualidade como o preço têm valores subjetivos. Qual é o bom vinho? Aquele que nos aponta um guia? Aquele de que gosta o teu vizinho? Como se compara a qualidade de um tinto com um branco? E em relação ao preço, o dilema é o mesmo: O que é um bom preço? 3?? 6?? 30??

A nível da qualidade dos vinhos existem várias opções. Podes falar do tema com o empregado da loja onde compras o vinho (que normalmente dão bastante informação, ao contrário dos supermercados) mas também é normal que te assalte a dúvida de te estar a ser recomendado um vinho que não será o que mais gostarias, ou se o empregado está apenas a ?vender?.

Uma boa relação com o empregado (isso significa que compres habitualmente na mesma loja) ajuda muito. É uma questão básica para que possas aprender a conhecer os teus gostos e a confiar em quem te orienta.

Também podes sempre consultar as guias, algumas delas costumam publicar uma relação qualidade-preço na ficha de cada vinho. O problema costuma ser o de organizar toda essa informação e comparar, além de acreditar piamente na opinião de um provador (que pode coincidir ou não com os teus gostos). Por outro lado, as adegas habitualmente facilitam as colheitas pontuadas, porém, quando a guia é publicada, estes vinhos podem estar já esgotados.

Na Uvinum também temos o nosso sistema: as opiniões dos Uviners e os filtros. No site da Uvinum podes procurar os vinhos segundo os teus critérios ( utilizando a tabela de pesquisa por nome, ou usando os filtros de tipo de vinho, país, marca, preço...) Uma vez expostos os resultados, podes organiza-los por ?mais valorizados?.

E como fazemos essa classificação? Bom, na verdade não a fazemos nós. A avaliação é feita por ti, cada vez que dás a tua opinião sobre um vinho e lhe atribuis uma pontuação. Por isso a tua opinião, e a dos outros, é tão importante na Uvinum, porque vocês nos ajudam a poder continuar a recomendar vinhos.

Por exemplo: Se entras na Uvinum podes escolher visualizar os vinhos Ribera del Duero na coluna da esquerda. Inclusive podes escolher até quanto pretendes pagar por um vinho (de 10 a 20?, por ex.). Se organizares a lista por ?mais valorizados?, verás que os vinhos de Ribera del Duero entre 10 e 20? são:

Gago 2010: Injustamente desconhecido, com potente sabor de fruta. A ?nata? da Toro.

Miros de Ribera Reserva 2002: Já falamos deste vinho aqui no blog. Um reserva excecional a um preço igualmente excecional.

Pesquera Crianza 2010: Provavelmente o vinho mais conhecido da Ribera. Não é uma novidade, mas a qualidade mantém-se intacta, ano após ano. Uma referência.

Qual é a tua opinião? Tu também escolherias estes vinhos? Já provaste algum deles? Escolhas aquilo que escolhas em relação à qualidade-preço dos teus vinhos, lembra-te que a palavra com mais peso é a tua. Ninguém pode decidir por ti. Seleciona, prova e decide qual é a tua escolha. Depois, podes ajudar os outros e partilhar a tua opinião na Uvinum.

 TAGS:Dow's Vintage 2000Dow's Vintage 2000

Dow's Vintage 2000, um grande vinho em imperdível promoção

 

 

 TAGS:Pintas Character 2007Pintas Character 2007

Pintas Character 2007, um Douro para momentos especiais com um super desconto

{
}
{
}

Deixe seu comentário A relação qualidade-preço nos vinhos

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name