Avisar sobre conteúdo inadequado

Sabias que a forma do copo determina o sabor do vinho?

{
}

 TAGS:undefined

É de conhecimento geral que diferentes vinhos pedem diferentes formas de copo, que existem características específicas que favorecem a degustação do vinho, mas, até agora não havia notícia de que a forma do recipiente pudesse modificar o sabor do mesmo vinho.

Esta é a conclusão a que chegou um grupo de cientistas japoneses, depois de terem analisado o vapor de etanol que se desprende de um copo de vinho. A observação foi feita através de um sistema de câmaras desenvolvido pela Tokyo Medical and Dental University e a experiência utiliza uma malha impregnada de uma enzima conhecida como oxidase do álcool, que converte o álcool de baixo peso molecular em aldeídos e peróxido de hidrogénio. Esta mesma malha também é impregnada de peroxidase e luminol e o conjunto, ao ser colocado sobre um copo de vinho, desencadeia uma reacção química que provoca uma mudança de cor, registada pela câmara e posteriormente analisada.

Dependendo da forma do copo e da temperatura do vinho, as imagens captadas diferem entre si e indicam mudanças de sabor que poderíamos notar se provássemos o vinho em diferentes recipientes e portanto diferentes bouquets.

Concretamente, o coordenador deste estudo, Kohji Mitsubayashi, explica que a 13º a concentração de álcool emanado é menor no centro do copo do que no bordo, originando uma “região” em forma de anel que favorece a apreciação do aroma do vinho sem a interferência do etanol.

Pelo contrário, a temperaturas mais altas e em copos de formas rectas, (copos de Martini, por exemplo) esta “região” desaparece e, aparentemente, o vinho perde as suas propriedades mais características, demonstrando que o desenho do copo possui uma função determinante na apreciação do vinho.

E parece ser que a evidência científica do estudo descrito se apresenta como um futuro aliado no mundo do Design de copos.

 

 TAGS:Vega Sicilia Valbuena 5º Año 2006Vega Sicilia Valbuena 5º Año 2006

Vega Sicilia Valbuena 5º Año 2006: um vinhos tinto com D.O. Ribera del Duero com Os mejores cachos de tempranillo e malbec de 2006 e 14º de grau alcoólico. 

 

 

 TAGS:El Molar 2013El Molar 2013

El Molar 2013: um vinhos tinto com D.O. Jumilla das adegas Propiedad Vitícola Casa Castillo com garnacha de 2013 e com 14º de teor de álcool.

 

 

{
}

Deixe seu comentário Sabias que a forma do copo determina o sabor do vinho?

Entra em OboLog, ou cria seu blog grátis se você ainda não esta cadastrado.

User avatar Your name